''A área de Arte dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais situa-se como um tipo de conhecimento que envolve tanto a experiência de aprender arte por meio de obras originais, de reproduções e de produções sobre a arte, tais como textos, vídeos, gravações, entre outros, como aprender o fazer artístico. Ou seja, entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também compreender o que fazem e o que os outros fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética, no contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura na história humana e como conjunto de relações'' (BRASIL, 1998, p. 43). Conforme podemos verificar, de acordo com o documento (PCNs-Arte), há na ideia de ensino de arte uma concepção desta como conhecimento, como possibilidade de desenvolvimento ético e estético, uma ideia bem diferente de outras concepções e metodologias empregadas ao longo da história do ensino de arte no Brasil. Entre as opções abaixo, indique aquela que, corretamente, indica a principal diferença entre a ideia apresentada acima e o ideário de ensino de arte modernista. Escolha uma:
a. Não há diferença entre as metodologias de ensino modernista e pós-modernista.
b. Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de obras de arte e, também, as imagens do cotidiano) são fundamentais para o ensino e aprendizagem da arte. No ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram utilizadas em sala de aula, mas havia uma preferência pelas fotografias de renomados artistas, enquanto material de análise e construção de saberes.
c. Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as cópias (de obras de arte e, também, das imagens do cotidiano) são fundamentais para o ensino e aprendizagem da arte. No ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram fundamentais em sala de aula, enquanto materiais de análise crítica. Incorreto
d. Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de arte e, também, as imagens do cotidiano) são fundamentais para o ensino e aprendizagem da arte. No ensino de arte modernista também, mas com ênfase na produção de cópias desses trabalhos.
e. Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de obras de arte e, também, as imagens do cotidiano) são importantes para o ensino e aprendizagem da arte; são materiais de análise, de construção de saberes em artes. No que se refere ao ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram ''proibidas'' em sala de aula; essa ''proibição'' tinha como finalidade evitar a cópia da produção de artistas, pelas crianças, privilegiando a originalidade dos estudantes, em sua produção.
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Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de obras de arte e, também, as imagens do cotidiano) são importantes para o ensino e aprendizagem da arte; são materiais de análise, de construção de saberes em artes. No que se refere ao ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram ''proibidas'' em sala de aula; essa ''proibição'' tinha como finalidade evitar a cópia da produção de artistas, pelas crianças, privilegiando a originalidade dos estudantes, em sua produção
Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de obras de arte e, também, as imagens do cotidiano) são importantes para o ensino e aprendizagem da arte; são materiais de análise, de construção de saberes em artes. No que se refere ao ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram ''proibidas'' em sala de aula; essa ''proibição'' tinha como finalidade evitar a cópia da produção de artistas, pelas crianças, privilegiando a originalidade dos estudantes, em sua produção
katiapetunia:
obrigado
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Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de obras de arte e, também, as imagens do cotidiano) são importantes para o ensino e aprendizagem da arte; são materiais de análise, de construção de saberes em artes. No que se refere ao ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram ''proibidas'' em sala de aula; essa ''proibição'' tinha como finalidade evitar a cópia da produção de artistas, pelas crianças, privilegiando a originalidade dos estudantes, em sua produção
Na prática de ensino de arte (pós-modernista), as imagens (de obras de arte e, também, as imagens do cotidiano) são importantes para o ensino e aprendizagem da arte; são materiais de análise, de construção de saberes em artes. No que se refere ao ensino de arte modernista, as imagens de obras de arte eram ''proibidas'' em sala de aula; essa ''proibição'' tinha como finalidade evitar a cópia da produção de artistas, pelas crianças, privilegiando a originalidade dos estudantes, em sua produção
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