A ARBITRARIEDADE DO SIGNO LINGUÍSTICO: APLICAÇÃO Ferdinand de Saussure é considerado o fundador (o pai) da linguística moderna, por ter desenvolvido uma teoria da língua, apresentada ao público acadêmico europeu, entre os anos de 1907 a 1911, de modo intervalado, através de um curso denominado “Curso de Linguística Geral”. Esse mesmo nome serviu de título para o livro, lançado em 1916, com o registro compilado da temática tratada durante tais cursos, por meio de anotações feitas pelos alunos participantes, pois o mestre havia morrido em 1913. Apesar das controvérsias, é nesta obra que está o registro resumido das ideias, talvez inacabadas, de Saussure, primordialmente explicada pelos pesquisadores por meio das famosas dicotomias, denominadas em: língua e fala, sincronia e diacronia, significado e significante e sintagma e paradigma. Saussure, ao explicar que a língua é um sistema de signos definido por uma entidade de duas faces, estava se referindo à dicotomia significado/conceito e significante/imagem acústica. Ele elencou como característica elementar dessa dicotomia a condição de arbitrariedade para marcar a relação entre esses dois conceitos. Referência: SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Comando: Diante do que foi exposto sobre o signo linguístico e sua dicotomia significado e significante, explique a condição arbitrária do signo linguístico e, em seguida, exemplifique sua explicação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
- O signo é arbitrário porque a escrita da palavra não possui relação direta, exata com a imagem. Confira a resposta completa abaixo.
- Ferdinand Saussure, linguista, foi considerado o pai da linguística moderna. Seus estudos tinha como objeto o signo linguístico.
O signo linguístico
- O signo, segundo Saussure é composto de significado (conceito) e significante(imagem acústica). Porém, é abordada a arbitrariedade do signo, ou seja alteração no modo de formação desse signo.Essa arbitrariedade consiste em que nem sempre o significado tem relação com o significante.
- É o caso de alguma imagem que os sons das letras dessa palavra nada tem de relação que lembre a imagem, ou vice-versa. Temos por exemplo, a imagem de uma árvore e de outro lado a palavra árvore. As letras, os sons não possuem relação com a imagem,portanto vê-se uma arbitrariedade.
Vamos à questão:
" Resposta:"
- O signo é arbitrário porque a escrita da palavra não possui relação dieta, exata com a imagem. Nisso está a arbitrariedade, a diferença. Exemplo: palavra árvore, as letras não possuem relação com a palavra, sons/imagem;letras/imagem são diferentes. Mais uma prova disso é que as palavras modificam de acordo com o idioma também.
Finalizamos a tarefa! Bons estudos!
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4379580
Anexos:
Perguntas interessantes
Administração,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás