a) Após suas pesquisas sobre as crises econômicas de 1929 e 2008, aponte as especificidades que deram origem à elas, contextualizando os dois tempos históricos.
b) Com base nos textos, explique a postura dos governos frente às crises de 1929 e 2008. Os governos de Franklin Delano Roosevelt e George W. Bush tiveram posturas semelhantes?
Soluções para a tarefa
Podemos apontar que a postura dos governos frentes as crises de 1929 e 2008 foi muito semelhante, de modo que os governos de Franklin Delano Roosevelt e George W. Bush adotaram medidas intervencionistas, isto é, Keynesianas, onde o estado intervem na economia para remediar a crise.
Porém as causas foram diferentes: em 1929 ocorreu uma crise especulativa de desequilíbrio em oferta e demanda, enquanto que em 2008 o sistema bancário foi comprometido.
Franklin Delano Roosevelt e George W. Bush agiram com o objetivo de preservar e garantir a manutenção do pleno emprego, vindo inclusive a ajudar financeiramente empresas, manter o controle estatal sobre alguns bancos, além de agir com maior vigilância no setor bancário e monetário.
Resposta:
A) De forma resumida, os principais fatores que levaram à crise: A intensa especulação na bolsa fez com que os valores dos títulos e ações atingissem um nível elevadíssimo, sem ter quem os comprasse. Sem demanda, os preços despencaram. Isso produziu uma onda de desconfiança que atingiu todos os ramos da economia.