A Antropologia tem uma relação íntima com a História e é instrumento fundamental na compreensão do quanto podemos deixar nossa identidade naquilo que produzimos. Sobre a relação e o campo de estudo da arqueologia como campo de conhecimento da Antropologia, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A arqueologia é uma extensão da arquitetura. Alia os estilos e estética dos tempos sem qualquer vínculo com a reconstituição das civilizações extintas, demonstrado apenas como o ambiente pode ser aproveitado por ideias novas.
Alternativa 2:
A arqueologia vai a procura de artefatos deixados por civilizações já desaparecidas. Classificando estes objetos e os catalogando para que se possa compreender sua função, importância e buscar reconstituir o cotidiano destes povos, sua ordem e valor.
Alternativa 3:
A arqueologia nada mais é que uma extensão da Arquitetura e o Urbanismo, dedicando- se exclusivamente ao estudo das civilizações urbanas, seus objetos e símbolos e focada no que há no presente que possa entender melhor o comportamento humano.
Alternativa 4:
A arqueologia se define como conhecimento de campo ligado ao estudo dos solos. Faz mapeamento das superfícies e camadas da terra onde as civilizações existiram para descrever a evolução agrícola ou o uso do solo, sendo uma área de conhecimento subordinada a Geografia.
Alternativa 5:
A arqueologia está ligada a arquitetura e apresenta um papel apenas descritivo dos objetos encontrados, ou seja, fazem um recorte e deixam relatos sobre os achados. Nesse sentido, não é papel do arqueólogo ou do antropólogo estabelecer uma ordem e buscar funções do que foi encontrado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
A arqueologia vai a procura de artefatos deixados por civilizações já desaparecidas. Classificando estes objetos e os catalogando para que se possa compreender sua função, importância e buscar reconstituir o cotidiano destes povos, sua ordem e valor. ***
(Resposta na Página 112 do livro:)
*** Ao desencavar e colecionar artefatos, instrumentos, ferramentas e objetos materiais que datam milhares de anos, os arqueólogos possuem em suas mãos bens culturais que contam a história de um sistema social já desaparecido. Por meio da análise e catalogação desses elementos, a arqueologia consegue nos contar quais eram as características da cultura de determinado povo que já não existe mais na atualidade.
Perguntas interessantes