"A Antropologia, assim como outras ciências cujo foco é o homem e a sua relação com o meio e com o 'outro', frequentemente lança novas discussões sobre a existência de desigualdades sociais, com destaque para as desigualdades étnico-raciais no mercado de trabalho no Brasil. O país, que se caracteriza por uma diversidade cultural muito intensa e pela miscigenação, é palco de divergências quanto à disposição de oportunidades igualitárias de trabalho e de relações de choque entre indivíduos de diferentes etnias e raças". (Fonte: LIBÓRIO, D.; SALVAN, A. P. H. Antropologia e Cultura Brasileira. Laureate Internacional Universities). Com base na citação anterior, assinale a alternativa que mostra qual o motivo das desigualdades sociais encontradas nos dias atuais:
a) A desigualdade social no Brasil é fruto das políticas sociais realizadas nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, período no qual o Brasil recebeu uma nova leva de imigrantes, originados de países da América Latina e África, que passaram a disputar o mercado de trabalho com os brasileiros.
b) As desigualdades étnico-raciais foram construídas, em especial na América Latina e no Brasil, pelos processos culturais e políticos de colonização europeia, desde o século XVI. No contato com os povos oriundos dos continentes invadidos, os europeus se depararam com culturas e traços humanos diferentes dos seus - sejam dos asiáticos, africanos, aborígenes, indígenas, entre outros. O outro era tratado por meio da visão de inferioridade e do etnocentrismo.
c) A desigualdade econômica brasileira não têm relações com o período colonial, uma vez que durante a monarquia do Primeiro e Segundo Reinados, o país conseguiu pagar suas dívidas externas, resolver conflitos internos e promover a construção da identidade nacional, que aparou as arestas da desigualdade entre as classes econômicas.
d) A desigualdade social é fruto das ações realizadas durante o período democrático pré-ditadura civil militar, no qual o país mobilizou levas de migrantes para as regiões de Brasília e São Paulo, a primeira por conta da construção da nova capital federal e a segunda devido ao aumento da industrialização.
e) A desigualdade étnico-racial brasileira está ligada à política do coronelismo e da república do café com leite, que privilegiou a região Sudeste do país em detrimento das demais e repreendia agressivamente todas as tentativas de mobilizações populares.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Letra B, pois as desigualdades sociais do Brasil advém dos processos políticos e sociais vindo da colonização européia, tendo como foco o eurocentrismo que se coloca como centro e superior frente as demais culturas e sociedades não europeias.
northonoppipa:
Resposta correta! Excelente!
Respondido por
1
A alternativa B está correta.
A evolução da antropologia, colocou por terra as visões etnocêntricas nos afirmando como sociedades e grupos plurais, não devendo sobrepor uma cultura sobre a outra.
Para ser mais exato, a questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, compartilhando com as demais ciências humanas, como a sociologia, história etc, dados pertinentes para fundamentar a pesquisa de trabalhos futuros.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás