A Análise SWOT é uma ferramenta de análise gerencial bastante utilizada também na Gestão Ambiental – seja na esfera pública ou privada - sobretudo devido a sua natureza estratégica. Abaixo, estão as principais características que auxiliam ou atrapalham no desempenho da organização segundo a referida análise.
Auxilia
Atrapalha
Fatores
Forças
Fraquezas
Internos
Oportunidades
Ameaças
Externos
Pela tabela notamos que os fatores internos da empresa influenciam tanto suas forças (pontos fortes) quanto suas fraquezas (pontos fracos). Entretanto, os fatores externos (aqueles que a empresa não tem controle) podem influenciar as oportunidades e as ameaças à empresa.
Sobre o principal objetivo da Análise SWOT, assinale a opção correta.
A
Ampliar a integração entre as decisões administrativas, operacionais com as estratégicas visando a preservação ambiental.
B
Possibilitar o reconhecimento das limitações da organização otimizando seus pontos fortes, enquanto monitora os pontos fracos.
C Enfatizar o recurso humano, deixando em segundo plano o maquinário da empresa.
D
Auxiliar na orientação das atividades a serem exercidas nos processo ou na organização.
Soluções para a tarefa
Letra B.
Porque o grande objetivo da Análise SWOT é mostrar quais são os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades presentes nos ambientes interno e externo.
A Análise SWOT (FOFA) é uma importante ferramenta que contribui para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma empresa.
Esta ferramenta é composto por:
Forças (estão no ambiente interno) - mostra quais são os pontos fortes da organização.
Oportunidades (ambiente externo) - mostra quais são as oportunidades presentes no ambiente externo em que ela se encontra.
Fraquezas (estão no ambiente interno) - mostra quais são os pontos fracos da empresa, ou seja, aquilo que pode ser melhorado.
Ameaças (ambiente externo) - representam aspectos que a empresa não pode controlar e que podem interferir negativamente nos negócios.
Vá e vença!