A análise setorial, que se fundamenta no Modelo das Cinco Forças Competitivas considera que a estrutura do setor pode ser moldada basicamente por cinco forças competitivas. Fazem parte dessas cinco forças competitivas, EXCETO:
Soluções para a tarefa
Como não se obtém as alternativas e em pesquisa não consegui encontrar o restante da questão, vou discorrer a seguir as cinco forças competitivas para que possa compreender e assinalar desta forma a alternativa correta.
Michael Porter, professor de Harvard, desenvolveu várias teorias e entre elas está a Cinco Forças Competitivas, conceito criado em 1979.
Sendo ela, uma ferramente da administração clássica, utilizada normalmente por empresas grandes, é geralmente usada para verificar se a respectiva empresa está num mercado competitivo ou não, se você pode ou não ter uma margem de lucro, ou seja, seu objetivo é analisar a competição entre as empresas.
Força I – Rivalidade entre Concorrentes: Principal determinante na competitividade do mercado, quanto maior o número de concorrentes, maior será a competitividade no mercado. Os graus de diferenciação dos produtos também são levados em conta, quanto maior a qualidade do seu produto, maior procura por ele irá ocorrer no mercado. É importante também verificar o nível de publicidade, o quanto a sua empresa investe para expor o seu produto e a taxa de crescimento da indústria, ou seja, quanto maior os ganhos nesse ramo, haverá maior interesse em abrir novas empresas.
Força II – Poder de Barganha dos Clientes: Os clientes exigem uma maior qualidade por preços bem abaixo e serviços, ou seja, é uma competição com a indústria, forçando os preços sempre para baixo, fazendo assim, com que os concorrentes fiquem um contra os outros, existindo assim a capacidade dos clientes colocar a indústria sobre pressão.
Força III – O Poder de Barganha dos Fornecedores: O quanto os fornecedores conseguem negociar com a empresa para reduzir a sua margem.
Força IV – Ameaça de Novos Entrantes: E o quão fácil é abrir um negócio como o seu, no caso, se for muito fácil, a ameaça de novos entrantes é muito grande, mas se só você tem o conhecimento do seu negócio, você não terá ameaça nenhuma.
Força V – Ameaça de Produtos Substitutos: O produto substituto seria o produto que tem o mesmo fim que o seu, mas é um produto diferente, por exemplo, você vende lanche, mas uma outra pessoa vende churros, pipoca, enfim, o fundo é alimentício.Resposta:
e)
Poder de estabelecimento de metas e objetivos.
Explicação:
As demais fazem parte das cinco forças competitivas, resposta já validada pelo AVA.