A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e de ameaças, bem como a sua atual posição produtos versus mercados e, prospectiva, quanto à sua posição produtos versus mercados desejada no futuro.”
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 72.
Considerando os estudos da análise externa, ela geralmente é usada sob dois enfoques. Sobre esses enfoques, analise as afirmativas a seguir.
I. Enfoque principal é o desenvolvimento de novos produtos.
II. Tem como enfoque a resolução de um problema imediato que exija decisão estratégica.
III. Identificar as pessoas que deverão ser contratadas para fazer parte da organização.
IV. Identificar futuras oportunidades ou ameaças que ainda não foram percebidas claramente pela empresa.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Letra D.
Porque a análise externa está relacionada ao Planejamento Estratégico da empresa e, nessa direção, também possui ligação com as oportunidades e ameças presentes no ambiente externo da empresa.
Com base na Análise SWOT (ou FOFA), ferramenta usada para analisar os ambientes interno e externo, temos:
Oportunidades (O) - estão presentes no ambiente externo. Na realidade, evidenciam aquilo que pode ser bom para o futuro da empresa, como os novos hábitos de consumo e liberação dos saques do FGTS.
Ameaças (A) - também estão presentes no ambiente externo. NA prática, evidenciam tudo aquilo que pode prejudicar os negócios da empresa, como as mudanças no Mercado de Câmbio e alterações na legislação (trabalhista, tributária e previdenciária).
Cuide-se bem!
Resposta Correta: II e IV, apenas.
Feedback da resposta:
Sua resposta está incorreta. As afirmações I e III estão incorretas, já que o enfoque da análise externa não está no desenvolvimento de produtos como principal nem na contratação de pessoas para fazer parte da organização.