Administração, perguntado por raphalineee, 11 meses atrás

A análise de crédito é o processo de determinar a capacidade de uma empresa ou pessoa de pagar suas obrigações de dívida. Em outras palavras, é um processo que determina o risco de credito um potencial tomador ou o risco de inadimplência. Incorpora fatores qualitativos e quantitativos. A análise de crédito é usada para empresas que emitem títulos e ações, bem como para indivíduos que tomam empréstimos. Se uma empresa decidir conceder crédito a seus clientes, precisa criar procedimentos de concessão de crédito e cobrança, ou seja, a empresa terá que lidar com os componentes de uma política de crédito. Portanto, esses componentes de política de crédito, que em conjunto, formam a decisão de concessão de crédito. Entretanto, para executar parte de uma política de crédito, como vendas a prazos, as empresas necessitam de empréstimos para capital de giro, (caso não consiga financiar com o ciclo operacional do negócio). Que são operações tradicionais vinculadas a um contrato especifico que estabelece prazos e taxas, valores e garantias. Está associado a necessidade de curto prazo e médio prazo das empresas. Algumas empresas resolvem essa necessidade de capital de giro, com uma operação de crédito típica do sistema financeiro. Essa operação é uma forma de antecipar o recebimento do crédito. Embora dispendiosa essa estratégia, tem mantido algumas empresas com suas contas em dia. A partir do texto acima e considerando a importância e os impactos práticos do crédito nos negócios, faça o que se pede nos comandos a seguir. a. A diferença entre Ativo Circulante Operacional (ACO) e Passivo Circulante Operacional (PCO), mostra a necessidade de capital de giro de um negócio. Em uma situação cuja necessidade é positiva, avalie quais seriam as alternativas e produtos financeiros que o gestor poderia utilizar para cobrir essa necessidade. (30%) b. Demonstre quais são os produtos que o mercado financeiro proporciona, para financiar as necessidades de capital de giro das empresas. (30%) c. O desconto de duplicata é uma estratégia dispendiosas para as empresas que as adotam, entretanto, mantem as empresas com capital de giro. O que se entende por desconto bancário ou desconto de duplicata e descreva as vantagens e desvantagem deste produto financeiro. (40%)

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
7

O capital de giro é um dos principais elementos de sucesso ou fracasso de uma empresa, pois, se for mal administrado pode fazer com que a empresa venha a falência.

Letra A

Em um contexto em que a necessidade é positiva de capital de giro, as alternativas e produtos financeiros que o gestor poderia utilizar  são:

  • procurar realizar mais vendas a vista
  • procurar renegociar as dividas de curto prazo para o longo prazo

Letra B

Os produtos que o mercado financeiro proporciona, para financiar as necessidades de capital de giro das empresas são:

  • empréstimos
  • financiamentos
  • condições favoráveis de pagamento de dívidas

Letra C

Se entende por desconto bancário ou desconto de duplicata:

  • o ato da empresa entregar ao banco uma duplicata que receberia daqui a 5 meses, por exemplo
  • a fim de receber esse dinheiro agora
  • sendo o banco o responsável pela duplicata

As desvantagens do desconto de duplicata são que ao recorrer ao banco a empresa paga uma taxa sobre o valor retirado, e assim acaba recebendo menos;

Já a vantagem do desconto de duplicata é que a empresa consegue antecipar um recebimento e assim ter mais capital de giro.

Perguntas interessantes