A amônia (NH3) é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Esse gás é muito utilizado pelo homem na fabricação de fertilizantes agrícolas, produtos de limpeza, plásticos, entre outros. A interação intermolecular, predominante, nesse gás é: A) dipolo instantâneo-dipolo Induzido. B) dipolo permanente-dipolo permanente. C) ligação covalente. D) ligação iônica. E) ligações de hidrogênio.
Soluções para a tarefa
A interação intermolecular, predominante, no gás amônia (NH3) são as (E) ligações de hidrogênio.
As interações intermoleculares são as maneiras pelas quais as moléculas de um composto interagem com outras moléculas ao seu redor. No caso do gás amônia, observa-se que é formado por um átomo de nitrogênio e três de hidrogênio.
É uma molécula polar, pois o nitrogênio apresenta maior eletronegatividade (capacidade de atrair elétrons) do que o hidrogênio. Inclusive o enunciado informa que esse gás se dissolve bem na água, o que é uma evidência de ser um composto polar.
Dentre as interações intermoleculares polares, a mais forte é a ligação de hidrogênio, que ocorre quando há um átomo de hidrogênio (H) interagindo com flúor (F), oxigênio (O) ou nitrogênio (N).
Como no gás amônia há nitrogênio e hidrogênio, podemos afirmar que a interação intermolecular que ocorre é a ligação de hidrogênio (alternativa A).
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa letra "A"!