Geografia, perguntado por thaynara8669, 1 ano atrás

A Am érica Latina dos últim os anos insere-se num processo de dem ocratização, oferecendo algum as oportunidades de crescim ento econôm ico-social num contexto de liberdade e dependência econôm ica internacional. Cuba continua caracterizada por um a organização própria com restrições à liberdade econôm ica e política, crescim ento em alguns aspectos sociais e um em bargo econôm ico am ericano datado de 1962. Em 1998, o Papa João Paulo II visitou Cuba e depois disse ao cardeal Jaim e O rtega, arcebispo de Havana, e a 13 bispos em visita ao Vaticano que apreciou as m udanças realizadas em Cuba após sua visita à ilha e espera que sejam criados novos espaços legais e sociais, para que a sociedade civil de Cuba possa crescer em autonom ia e participação. A resposta internacional ao intercâm bio com Cuba foi boa, m as as autoridades locais m ostraram pouco entusiasm o, não estando dispostas a abandonar o sistem a socialista m onopartidário.

A maioria dos países latino-am ericanos tem se envolvido, nos últim os anos, em processos de form ação socioeconôm icos caracterizados por:

a) um processo de dem ocratização à sem elhança de Cuba.
b) restrições legais generalizadas à ação da Igreja no continente.
c) um processo de desenvolvimento econômico com restrições generalizadas à liberdade política.
d) excelentes níveis de crescim ento econômico.
e) dem ocratização e oferecim ento de algum as oportunidades de crescim ento econômico.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

Olá, tudo bem?


A resposta dessa questão é alternativa E.


A alternativa A é falsa, pois o processo de democratização de Cuba é único na América Latina, visto que foi o único país da América Latina a permanecer no regime socialista. Quanto às alternativas B e C, a influência da Igreja Católica, apesar de ainda forte, não possui restrições legais, tanto que muitos países possuem bancadas religiosas em seus parlamentos, sendo essa nova era caracterizada pela liberdade de expressão e proteção dela enquanto direito fundamental. Já a alternativa D também é falsa, pois não existe somente o crescimento econômico, mas também a crescente democratização.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes