A alternativa que melhor define um texto argumentativo:
(A) É um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
(B) Deve falar sobre um tema a partir de um ponto de vista crítico e, além disso, é necessário comprovar a validade desse posicionamento por meio de uma argumentação bem fundamentada, ou seja, que utilize, por exemplo, dados estatísticos, citações, entre outros recursos possíveis.
(C) É uma situação didática que coloca alunos dialogando para construir um único texto, ao contrário da escrita individual, em que normalmente se escreve sozinho e em silêncio.
(D) É uma expressão usada para: a Designar toda a escrita literária, nomeadamente poemas, contos, novelas, romances, textos dramáticos.
(E) É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4 (tema tratado criticamente com argumentos). O texto argumentativo é baseado em exposição organizada e embasada de ideias, preferencialmente com inclusão de dados.
Explicação:
Além da dissertação escolar, o texto argumentativo ou dissertativo é largamente empregado nas universidades e em várias situações ao longo da vida profissional. Dominar esta técnica é fundamental.
As modalidades textuais e literárias
O exercício menciona diversas definições de modalidades textuais, da literatura ao ensaístico.
Incorreta. O enunciado se encaixa com o conceito de descrição.
Incorreta. O termo "literatura" se encaixa na definição.
Incorreta. Trata-se de texto coletivo ou criação coletiva.
Correta. A argumentação é característica da dissertação.
Incorreta. O enunciado está falando de narração ou narrativa
Resposta: B) Deve falar sobre um tema a partir de um ponto de vista crítico e, além disso, é necessário comprovar a validade desse posicionamento por meio de uma argumentação bem fundamentada, ou seja, que utilize, por exemplo, dados estatísticos, citações, entre outros recursos possíveis.
Explicação: