“A alimentação diária seguida por grande parte da população mundial é responsável por mais mortes do que o cigarro, alerta estudo publicado na quinta-feira no periódico científico The Lancet 1. O relatório indica que uma em cada cinco mortes ocorridas em 2017 estava associada ao consumo excessivo de sal, açúcar ou carne, ou por carência de cereais integrais e frutas. Os pesquisadores ainda destacaram que a má alimentação aumenta o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer – problemas que juntos somaram 11 milhões de mortes em 2017.
[...] Apesar de não estar voltada para a redução de alimentos, o estudo alerta para o fato de que dietas que incluem bebidas açucaradas, gordura trans e carnes processadas aumentam o risco de morte por diversas causas.
[...] Além disso, em 2011, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que os hábitos alimentares de 90% dos brasileiros, quando o assunto é o consumo de frutas, verduras e legumes, estão fora do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o estudo Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, mostrou que a dieta brasileira é composta principalmente de arroz e feijão associados a alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo.”
Um dos pontos salientados no texto nos diz que o consumo de alimentos e bebidas açucaradas é um fator de risco para obesidade. Assim, qual hormônio pancreático poderia influenciar esse processo? Explique o mecanismo bioquímico pelo qual o consumo excessivo de carboidratos leva ao acúmulo de lipídios na forma de tecido adiposo.
Soluções para a tarefa
A insulina, visto que trata-se do hormônio capaz de internalizar a glicose, compreendo uma hormônio hipoglicemiante, todavia em bebidas e comidas açucaradas, ocorre um pico de glicêmica.
Este pico gera grande problemas ao organismo, visto que reduz a sensibilidade e aumenta a resistência ao hormônio insulina, acelerando o processo de conversão de carboidratos em lipídeos nas células gorduras, contribuindo ainda mais para a obesidade.
Resposta:
A Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas quando a concentração de glicose se eleva no sangue. O mecanismo bioquímico pelo qual o consumo excessivo de carboidratos leva ao acúmulo de lipídios no tecido ocorre da seguinte maneira: As gorduras ingeridas na dieta mobilizam gorduras armazenadas em tecidos especializados (tecido adiposo, células chamada adipócitos) e no fígado, convertem o excesso de carboidratos da dieta em gorduras para a exportação aos outros tecidos.
Explicação: