ENEM, perguntado por RayCookie80, 1 ano atrás

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV), tipo dereação imunológica que ocorre no trato digestório, semprévia lesão da mucosa, está fortemente associada àimaturidade fisiológica, sendo muito frequente noprimeiro ano de vida. A terapia nutricional para essetipo de alergia alimentar merece atenção especial, jáque a criança encontra-se em período de crescimentopôndero-estatural acelerado. Nesse período o leitede vaca é, muitas vezes, a principal fonte alimentar edesempenha um papel importante no atendimentodas necessidades nutricionais.Considerando a introdução alimentar em criançascom APLV, avalie as afirmações a seguir.I. É recomendada a exclusão total do leite devaca, mas o consumo de seus derivados épermitido.II. Recomenda-se aumentar os requerimentosenergéticos para crianças com APLV, devidoao processo alérgico.III. A restrição de ovos e carnes não é necessáriadevendo-se evitar a introdução simultâneade dois ou mais alimentos fonte de novasproteínas.IV. Em situações nas quais a criança recebafórmula láctea ou leite de vaca, seránecessária a substituição para fórmula àbase de soja.É correto o que se afirma emA III, apenas.B I e II, apenas.C II e IV, apenas.D I, III e IV, apenas.E I, II, III e IV

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
5

A introdução alimentar de crianças com alergia à proteína do leite de vaca é bastante importante para estimular o consumo de produtos saudáveis que deem conta de atender as necessidades nutricionais destes indivíduos.

I. É recomendada a exclusão total do leite de vaca, mas o consumo de seus derivados é permitido.

Falso.  Este procedimento não é o mais adequado pra lidar com o quadro clínico descrito pela questão.

II. Recomenda-se aumentar os requerimentos energéticos para crianças com APLV, devido ao processo alérgico.

Falso. O processo alérgico não exige, necessariamente, o aumento dos requerimentos energéticos.

III. A restrição de ovos e carnes não é necessária devendo-se evitar a introdução simultânea de dois ou mais alimentos fonte de novas proteínas.

Correto. A introdução alimentar deve ser realizada com apenas um tipo de proteína por vez, de maneira a prevenir reações alérgicas desconhecidas.

IV. Em situações nas quais a criança receba fórmula láctea ou leite de vaca, será necessária a substituição para fórmula à base de soja.

Falso. Não é necessário que haja a substituição aqui indicada.

A. III, apenas.

Respondido por jessicasantos0724
0

Resposta:

III

Explicação:

A restrição de ovos e carnes não é necessária devendo-se evitar a introdução simultânea de dois ou mais alimentos fonte de novas proteínas.

Perguntas interessantes