a alegoria da caverna
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A Alegoria da Caverna, apresentada pelo filosofo grego Platão em uma de suas obras mais importantes, A República, seria parte de um diálogo entre Glauco, o irmão de Platão, e Sócrates, o mentor de Platão, narrada pelo próprio Sócrates. Quando relacionada com o capítulo que a sucede, Analogia da Linha Dividida, e com o capítulo que a antecede, Analogia do Sol, a Alegoria da Caverna é entendida como tratando da percepção do mundo a nossa volta.
De acordo com a apresentação de Platão, Sócrates teria respondido aos questionamentos de Glauco, quanto a influência da educação na natureza humana, descrevendo um aglomerado de pessoas que tem vivido acorrentadas desde a infância, encarando uma parede vazia, incapazes de ver uns aos outros ou a si mesmos. Estas pessoas assistem sombras projetadas na parede vazia, sombras de coisas passando em frente ao fogo atrás delas, e começam a dar nomes a estas sombras. Entre as pessoas e o fogo há uma pequena parede, que impede que os acorrentados vejam aqueles que passam em frente ao fogo, carregando objetos, mas vejam apenas os objetos se movendo, como em um teatro de fantoches. Ainda, os sons vindos de fora ecoam pelas paredes da caverna, fazendo com que os acorrentados pensem tratarem-se de sons produzidos pelos objetos que parecem mover-se sozinhos.
A alegoria da caverna de Platão fala sobre a existência de dois mundos, segundo as ideias de Platão.
Platão e a alegoria da caverna
Platão era um filósofo naturalista, isto é, tentava explicar a origem do mundo segundo um princípio natural e não segundo a existência de mitos (deuses). Ele tentou mesclar as ideias de Parmênides e Heráclito sobre o mundo, ou seja, as ideias de que o mundo está em constante mudança e a de que não há mudanças no mundo.
Para isso usou a alegoria da caverna dizendo que existem dois mundos: Um sensível e um inteligíve. O mundo inteligível é um mundo imóvel, enquanto o sensível é um reflexo imperfeito, um mundo móvel. Por isso há movimento no mundo: Devido a imperfeição.
A caverna então seria o mundo sensível, os homens seríamos nós e a luz do sol seria o conhecimento inteligível.
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