As falácias são um raciocínio equivocado, porém com aparência de verdadeiro. Elas podem ser classificadas em formais ou informais. No campo da falácia formal podemos citar, por exemplo, a falácia da afirmação do consequente: quando a conclusão de uma premissa é inferida e todas as outras alternativas desconsideradas. Já no campo das falácias informais, podemos destacar, dentre tantos tipos existentes: a ad nauseam (quando ocorre a repetição da mesma afirmação); a falácia da autoridade ou argumentum ad verecundiam (quando há a apelação à autoridade para legitimar um argumento); a falácia do "ônus" da prova (parte do fato de que a argumentação necessita de provas para sua validação); o apelo à piedade ou argumentum ad misericordiam (procura sensibilizar o auditório, para que consiga a misericórdia deste e a aceitação do argumento); e o ataque pessoal ou argumentum ad hominem (quando se parte para ataques pessoais, colocando em xeque a credibilidade do adversário). Diante do exposto, você deve apresentar os erros de raciocínio nas alegações abaixo. Seu desafio será identificar os tipos de falácias e descrevê-las! A) Acredito na existência de ET's entre nós. Ninguém pode me provar o contrário, logo minha crença é verdadeira! B) Se os jornais falam que existe corrupção, então deve existir mesmo. C) Acredite no que digo! Sou seu professor!
Soluções para a tarefa
Resposta
A) Esta alegação é falsa pois se baseia na ideia de que se uma afirmação não pode ser provada ou negada, ela se torna verdadeira. É conhecida como falácia do "ônus" da prova.
B) Esta alegação é muito usada e se baseia na aplicação da repetição constante e na crença incorreta de que, quanto mais se diz algo, mais correto está. Seu nome formal é falácia ad nauseam, que significa "náusea da repetição".
C) Esta alegação usa a sua posição como figura ou instituição de autoridade no lugar de um argumento válido. Conhecida como a popular "carteirada" ou "você sabe com quem tá falando?", é formalmente chamada de falácia da autoridade.:
A) Nesta alegação há falsidade. Afirma-se que uma afirmação é verdadeira porque sua prova contrária não pode ser exposta. A falácia é conhecida como a inversão do ônus. Cabe ao crente em ETs provar a existência deles.
B) Trata-se da falácia da repetição ad nauseam: acredita-se na alegação por ela ter sido repetida por um coletivo de autoridade. No caso, trata-se da eficácia que os jornais e a imprensa ainda possuem, mesmo havendo tanta desinformação e mentira.
C) Trata-se da falácia do argumento de autoridade: o cidadão usa o seu status profissional como prova da validade de seu argumento. O correto, aqui, é desmascarar este argumento provando que mesmo os maiores especialistas podem errar.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/35334320