a África é o continente que apresenta maior extensão territorial 30.230.000 quilômetros quadrado.esse continente e culturais.explique os fatores responsáveis para esse processo
Soluções para a tarefa
classificada como África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o deserto do Saara a barreira natural do continente. Além do divisor natural (deserto do Saara), outro elemento é o islamismo, religião predominante na África Mediterrânea.
Ao norte do território africano está localizada a África Mediterrânea, essa porção do território é banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo. Os países que a integram (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito) apresentam características físicas e humanas semelhantes àquelas do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes, responsáveis pela propagação do islamismo.
A atividade agrícola é desenvolvida com bastante eficiência nas regiões do vale do Nilo e na área conhecida como Maghreb, no noroeste do continente.
A África Subsaariana abrange a maior parte do continente africano, sua concentração populacional é bem maior, na qual predomina a população negra. A diversidade cultural nessa região é imensa, pois existem diferentes grupos étnicos com elementos culturais distintos (dialetos, danças, religiões, etc.)A pergunta ficou sem contexto, poderia reformular?
Resposta:
O continente africano é composto por uma grande diversidade nos aspectos físicos, étnicos e culturais. Essa pluralidade proporcionou uma subdivisão do território, classificada como África Mediterrânea e África Subsaariana.
O fator de ordem natural responsável pela divisão do território é do deserto do Saara. A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto, já a África Subsaariana, encontra-se ao sul do deserto do Saara.
Outro elemento responsável pela existência das duas Áfricas se refere a aspectos étnico-culturais. A população da África Mediterrânea, por ter sido ocupada por árabes, tem o islamismo como principal religião e o árabe como idioma oficial. Na África Subsaariana há uma grande diversidade religiosa e de idiomas.