A adoção do protecionismo alfandegário atendia simultaneamente aos interesses dos comerciantes e do estado
Soluções para a tarefa
Quando falamos em mercantilismo, podemos considerar incorreta a informação de que havia livre mercado (alternativa C) pois o mercantilismo era protecionista e tinha caráter monopolista. O monopólio europeu só era possível pelos nobres, por meio disto, surgem movimentos como o iluminismo, contrários ao absolutismo.
O mercantilismo influencia o iluminismo, contrário ao monopólio
Como havia forte intervenção do estado nas economias mercantis, a economia girava em torno da coroa e dos nobres, portanto, não havia espaço para que o povo negociasse sem antes passar pelo estado regente.
Adam Smith, um dos mais importantes economistas da história escreve em The Wealth of Nations sobre a necessidade de liberdade econômica, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o desenvolvimento nacional, visto que os trabalhos seriam específicos e melhores.
1. Leia as afirmativas a seguir e identifique as incorretas, corrigindo-as em seu caderno.
- A) A adoção do protecionismo alfandegário atendia simultaneamente aos interesses dos comerciantes e do Estado.
- B) As práticas mercantilistas adotadas entre os séculos XV e XVII fomentaram a competição entre as principais potências econômicas da época.
- C) A expansão marítima europeia foi iniciada por navegantes de origem holandesa que, desde o século XIII, trafegavam pelo Oceano Atlântico.
- D) Durante a Idade Moderna, as práticas mercantilistas adotadas pelos Estados europeus eram fundadas nos princípios da livre concorrência econômica.
- E) Os Atos de Navegação foram importantes para o desenvolvimento da marinha mercante inglesa por estabelecer que os produtos só poderiam ser comercializados para a Inglaterra se fossem transportados em navios do país.
Para lermos mais sobre mercantilismo e iluminismo: https://brainly.com.br/tarefa/4501905
#SPJ4