Administração, perguntado por evertonpfarias24, 1 ano atrás

A adoção das inovações no meio rural é um tema que tem sido estudado ao longo das últimas quatro décadas, especialmente pela Extensão Rural, que é o ramo das ciências agrárias que estabelece a dialogicidade entre a pesquisa e os usuários finais de tecnologias. Ao longo das décadas supracitadas, compreendeu-se que são diversas as fontes de resistência às inovações tecnológicas, sendo estas classificadas como individuais e grupais. Ao indivíduo, por exemplo, creditam-se como fontes de resistência sua idade avançada, seu baixo nível de escolaridade e ainda, seus medos quanto à falta de assistência até a finalização da implantação da inovação. Ao grupo, a principal resistência à mudança é creditada ao receio da inovação mudar as relações de poder. Além dos fatores citados, existem fatores de resistência que podem ser ligados à características da própria inovação, de modo que, se a inovação não obedecer a atributos específicos, dificilmente ela será adotada. Neste contexto, descreva (com suas próprias palavras) sobre os cinco atributos que devem ser obedecidos para que uma inovação tenha maiores chances de ser adotada.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
24

De acordo com Saes, os principais atributos que devem ser obedecidos para que uma inovação no meio rural tenha maiores chances de ser adotada são:

Vantagem Relativa; Valores, normas e experiência dos usuários; Complexidade; Testabilidade e por fim, Observalidade.

Lembrando que esses critérios são adotados para qualquer tipo de inovação, mas aqui estamos tratando principalmente do meio rural.

Normalmente, novas tecnologias e técnicas são vistas com dúvidas a princípio, em relação às tecnicas mais tradicionais, de modo que a adoção de critérios específicos pode ajudar a descobrir se essa inovação pode ser útil ou não.

Perguntas interessantes