a administração financeira é fundamental para todas as atividades empresariais e contribui de forma muito forte para o sucesso do negócio, não importando o tipo de organização ou sua atividade. ela é responsável pela gestão dos fluxos de recursos financeiros, pela captação dos recursos necessários às atividades da empresa e pela aplicação dos recursos financeiros gerados pelo negócio, de modo a atingir os objetivos organizacionais.
Soluções para a tarefa
o lucro operacional define os limites de remuneração dos acionistas, que vão decidir se querem continuar investindo ou não
Questão 1: As grandes decisões financeiras, que são tomadas de forma incessante por qualquer empresa, qualquer que seja a natureza da sua atividade profissional, são: Alternativa A)Decisões de investimento e decisões de financiamento.
As decisões de investimento são uma das principais decisões financeiras, todas as decisões relativas a investimentos empresariais variam desde a análise de investimentos em capital de giro, como caixa, bancos, contas a receber, estoques e capital representado em ativos fixos, como edifícios, terrenos, máquinas, tecnologia etc.
Para tomar as decisões corretas, o financiador deve levar em consideração elementos de avaliação e análise, como a definição dos critérios de análise, os fluxos de fundos associados aos investimentos, o risco dos investimentos e a taxa de retorno exigida.
As decisões de financiamento
, são produzidos nos mercados financeiros. Isso significa que é necessário avaliar qual desses segmentos de mercado é mais propício para financiar o projeto ou atividade específica para a qual a empresa precisa de recursos. Nenhuma empresa pode sobreviver investindo apenas em suas próprias ações.
Questão 2: A partir das propostas por Taylor, Fayol e Ford, a gestão financeira passou a se preocupar por questões além da captação de recursos, com: Alternativa D)Liquidez e solvência
A liquidez financeira de uma empresa é a capacidade de uma entidade obter caixa e, assim, cumprir suas obrigações de curto prazo. Em outras palavras, é a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro, que é o ativo mais líquido que toda empresa possui, uma vez que já fornece liquidez para si mesma.
Por outro lado, solvência é a capacidade de um indivíduo ou empresa de cumprir seus compromissos de pagamento com credores, ou seja, suas dívidas. Quanto mais capacidade de pagamento a empresa tiver, mais solvente será. Uma empresa não é solvente quando seus ativos não são suficientes para suportar seus passivos.
Questão 3: Com os dados apresentados no balanço patrimonial, o que se pode afirmar quanto à situação financeira da empresa é: Alternativa A.
A empresa está em equilíbrio porque o ativo circulante é maior que o passivo circulante. O balanço patrimonial é uma demonstração contábil e seu objetivo é apresentar a posição financeira e econômica de uma empresa, para uma data específica.
O balanço patrimonial é formado pelo ativo, que corresponde a todos os bens, os direitos e as aplicações de recursos; pelo passivo que são as obrigações para com terceiros e pelo patrimônio líquido que são os recursos próprios da empresa.
Questão 4: Sobre as decisão financeira, as apalvras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente: Alternativa c) Atividade da empresa – ativos.
O resultado operacional é gerado pela atividade da empresa, pela utilização dos seus ativos.
O resultado operacional (RO) é um relatório financeiro no qual é possível ver em resumo a diferença entre a receita e os custos e despesas de uma empresa por um determinado período e, assim, poder conhecer a perda ou ganho.
O RO é construído a partir dos documentos emitidos e recebidos de uma empresa pelo regime de competência e acumulando-os de acordo com o mês em que foram classificados ou, no mês em que foram emitidos, caso não fossem classificados.
Questão 5: Sobre os estudos teóricos e práticos dos ativos e passivos dos balanços, as palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente: Alternativa c) Retorno do investimento e custo de capital.
O retorno do investimento é o dinheiro que um investidor ganha em um negócio pela injeção de capital. Qualquer retorno é proveniente do lucro bruto do negócio e é uma marca da eficiência do investimento de capital em um negócio.
O custo de capital é a taxa de retorno que a empresa deve obter sobre seus investimentos para que seu valor de mercado permaneça inalterado, levando em consideração que esse custo também é a taxa de desconto dos lucros futuros dos negócios.
Resposta:
Decisões de investimento e decisões de financiamento.
Explicação:
Decisões de investimento e decisões de financiamento.