A administração de materiais, como vimos, cuida do ressuprimento da organização, fazendo com que os clientes internos e externos tenham em tempo hábil os insumos necessários, ou produtos de sua necessidade. Sabemos que é vital que as empresas pensem em diminuir custos e até reduzir investimentos (em estoque por exemplo). Desta forma podemos pensar em formas ditas "modernas" da administração de materiais de produzir com estoque reduzidos. Neste sentido emprestado dos Japoneses, temos dois sistemas que seguem justamente este modelo de produção enxuta, estamos falando do JUST IN TIME e do KANBAN. Proponho aqui uma discussão sobre qual a efetividade destes sistemas no processo moderno de produção
Soluções para a tarefa
Resposta:
No mercado globalizado da atualidade, empresas precisam corta custos de todas as formas possíveis para pode manter a lucratividade da empresa, pois, são os lucros que fornece confiança dos investidores e são as fontes de investimento da empresa para sua expansão. A linha de produção de uma empresa focada em fabricação ou prestação de serviços são as fontes de geração de recursos, capital, para a mesma. A partir disso é essencial manter o bom funcionamento dessa linha, e um dos fatores essenciais para o funcionamento da mesma a matéria prima consumida ao longo do processo de fabricação ou prestação de recursos.
Dentro das mais diversas técnica utilizado pelas empresas atuais, a mas usado é o Just In Time (JIT), métodos de gerenciamento de cadeia de produção que considera minimiza todos os custos com armazenamento e manutenção da cadeia de suprimento sem afeta a qualidade do produto final. Esse método considera a ideia de produção no momento certo e na quantidade certo, dessa forma evita desperdícios e custos adicionais na linha de produção. A produção é feita pela demanda e essa demanda que define os níveis de estoques dos suprimentos. A essência desse método é manter a linha de produção em funcionamento mantendo os estoques dos suprimentos nos mínimo possível. Esse método surgiu do Toyotismo, modelo de produção japonês que maximaliza toda a eficiência de uma linha de produção.
Kanban é um método que auxiliar o JIT na linha de produção, desse modo são criados cartões que são alocados aos colaboradores que atua na linha de produção e partir do fluxo de produção são colocados quais cartões serão usado naquela etapa, de modo que os colaboradores irão sabe quando será necessário que ele faça a sua tarefa. Quando o colaborador não for necessário o mesmo ficara ocioso.
Explicação:
Os sistemas Just in Time (JIT) e Kanban são métodos efetivos e modernos para o gerenciamento da produção. Através destas práticas é possível diminuir os custos produtivos e até mesmo os investimentos necessários, gerando benefícios aos clientes internos e externos.
Oque é Just in time e Kanban?
Just in time significa "na hora certa", é uma filosofia de gerenciamento de produção com foco na produção exatamente na quantidade exata necessária e especialmente no momento que o produto é requisitado. Kanban é uma técnica de organização por cartões, com o intuito de ordenar o fluxo da produção.
Principais efetividades do sistema Just in time nos processos produtivos modernos:
- Eliminação de estoques
- Eliminação de desperdícios
- Produção em fluxo contínuo
- Esforço contínuo na resolução de problemas
- Melhoria contínua dos processos
Principais efetividades do sistema Kanban nos processos produtivos modernos:
- Otimização dos setores produtivos
- Aumento da produtividade
- Redução dos períodos de produção interna e entrega do produto final
- Antecipar os prazos de entrega de maneira mais exata
Saiba mais sobre Just In Time e Kanban em: brainly.com.br/tarefa/47342355
#SPJ2