A adequação linguística não se refere apenas ao uso gramaticalmente correto da língua, mas ao contexto em que as pessoas envolvidas estão inseridas. Assim, a linguagem deve ser adequada às situações sociocomunicativas. Considerando as diferenças entre a língua oral e a língua escrita, assinale a alternativa que representa uma inadequação da linguagem oral usada ao contexto.
Contexto - Um advogado se dirigindo ao promotor em um júri.
[ X ] _ Já compreendi, vira o disco, promotor. Cê não acha que a galera já está cansada demais? Dá logo o seu parecer.
Contexto - Um professor universitário em sala de aula.
[ ] _ Devemos observar a realidade, corremos o risco de continuar aceitando tudo como está. Precisamos ser capazes de interferir na comunidade da qual participamos. Estudamos para isso.
Contexto - Um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.
[ ] _ Ihh! Que coisa difícil! Coitado do motorista! Ele bateu e capotô, mas num deu pra vê direito o que aconteceu. Foi rápido demais.
Contexto - Um aluno pergunta durante uma aula expositiva.
[ ] _ Professora, professora? Será que pode repetir a explicação. Eu não entendi direito. Esses meninos aqui estão conversando demais.
Contexto - Um jovem convidando uma amiga para sair.
[ ] _ E aí, menina! Como vai essa força? Tudo bem? E então? O que vai fazer no final de semana? Vamos dar uma saída. Tem um festão lá perto de casa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Explicação:
O uso da língua depende do contexto no qual ela está sendo usada. Assim, o falar "certo" ou "errado" está ligado ao contexto, e não ao uso correto da gramática.
Nesse sentido, um advogado não deve se dirigir ao promotor pedindo que ele vire o disco, pois é inadequado tal uso em um juri.
Perguntas interessantes