Português, perguntado por micheledelegadp9k3ns, 11 meses atrás

A adequação linguística não se refere apenas ao uso gramaticalmente correto da língua, mas ao contexto em que as pessoas envolvidas estão inseridas. Assim, a linguagem deve ser adequada às situações sociocomunicativas. Considerando as diferenças entre a língua oral e a língua escrita, assinale a alternativa que representa uma inadequação da linguagem oral usada ao contexto.




Contexto - Um professor universitário em sala de aula.

_ Devemos observar a realidade, corremos o risco de continuar aceitando tudo como está. Precisamos ser capazes de interferir na comunidade da qual participamos. Estudamos para isso.




Contexto - Um advogado se dirigindo ao promotor em um júri.

_ Já compreendi, vira o disco, promotor. Cê não acha que a galera já está cansada demais? Dá logo o seu parecer.




Contexto - Um jovem convidando uma amiga para sair.

_ E aí, menina! Como vai essa força? Tudo bem? E então? O que vai fazer no final de semana? Vamos dar uma saída. Tem um festão lá perto de casa.




Contexto - Um aluno pergunta durante uma aula expositiva.

_ Professora, professora? Será que pode repetir a explicação. Eu não entendi direito. Esses meninos aqui estão conversando demais.




Contexto - Um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.

_ Ihh! Que coisa difícil! Coitado do motorista! Ele bateu e capotô, mas num deu pra vê direito o que aconteceu. Foi rápido demais.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessavenancio18
0

A última frase, é oral mas está de forma incorreta. Você não fala "num"

O correto é não capotou.

Respondido por Usuário anônimo
8

Olá. Muitos linguistas defendem que não existe a "linguagem errada", o que existe é o uso da língua de diferentes modos, de acordo com a situação. Então, por exemplo, se entre meus amigos eu falar "mais melhor" e eles compreenderam o que eu quis dizer, não há erro na comunicação.

Respondendo sua pergunta, o diálogo que está errado para o contexto é o do Advogado, sem dúvidas. A linguagem jurídica foi feita para evitar ambiguidades e também para encantar o interlocutor. O uso dela com abreviações como "cê" está completamente equivocado para a situação de uso. Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes