ENEM, perguntado por NicolySilveira9406, 1 ano atrás

A ação do tempo incide sobre as fontes históricas primárias de tal forma que muitos de seus detalhes sâo perdidos. No entanto, muitas delas ainda carregam importantes informações a respeito do contexto em que foram produzidas. Um exemplo é a ilustração acima, datada de 1769. Ela retrata a planta do quilombo de São Gonçalo, localizado no atual município de Araxá, em Minas Gerais. A planta sugere um sistema de defesa composto por trincheiras e túneis. Esse sistema de defesa do quilombo em questão pode ser justificado a) pelas tentativas dos colonos portugueses de integrarem as áreas quilombolas aos seus domínios, o que levaria negros libertos à escravidão de novo. b) pela falta de segurança existente no período colonial brasileiro, devido à ausência de soldados para proteger todo o conjunto populacional. c) pelo medo dos escravos fugidos de serem descobertos e invadidos por grupos de caçadores financiados por seus antigos donos brancos. d) pela tentativa de reproduzir, na América portuguesa, a estrutura organizacional do espaço civilizacional do continente africano. e) pelo temor de ataques de populações indígenas, revoltados com a ocupação e tomada de suas áreas territoriais ancestrais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

Olá, tudo bem?


A alternativa correta é a C.


Durante o século XVI até o fim do século XIX, a principal mão de obra brasileira vinha dos escravos, trazidos da África, para trabalhar nos grandes latifúndios. Na maioria das vezes as condições de exploração eram desumanas, com alta carga de trabalho, tratamentos cruéis, entre outros, o que levava os escravos a fugirem e se organizarem em comunidades chamadas de Quilombos.


Os antigos donos dos escravos muitas vezes financiavam caçadores, para que descobrissem onde localizavam-se tais comunidades, para recapturarem os negros fugidos, com intuito de que voltassem ao trabalho.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes