A ação do Estado Militar na Amazônia, durante a década de 1970, impõe ao território uma nova racionalidade, visivelmente vinculada às estradas. A esse respeito, afirma Becker que "é através da conexão dos fluxos e estoques que o Estado atua hoje, levando á extensão do espaço, produzindo o espaço global, que é uma condição da reprodução generalizada"(1994:39).Sobre esse processo de reestruturação da circulação e da produção do espaço Amazônico, avalie as afirmativas a seguir:
1. As cidades tradicionais ribeirinhas da Amazônia são revitalizadas e se tornam importantes nexos de articulação entre a produção do interior da região e os grandes centros consumidores urbanos.
2. O Estado militar brasileiro opera uma profunda reorientação nos grandes fluxos da produção regional redirecionando a circulação para os novos eixos rodoviários que recortam a região de norte a sul e de leste a oeste.
3. A intensificação da nova produção mineral e agrícola se realiza acompanhando o percurso dos rios da região, o que acaba por estimular a criação, por parte do estado militar brasileiro, de uma infraestrutura de hidrovias , transbordos, eclusas e portos que dão suporte a economia regional.
4. As rodovias passam a ser a ponta de lança da ocupação regional e a assumir o papel de vetores da penetração populacional e de capitais de investimento direto na região, produzindo com o urbano a rede de conexões que dá base ao novo formato da produção e da ocupação do espaço Amazônico.
5. A produção agrícola familiar passa a articular-se com as principais estradas da região, para permitir o abastecimento das grandes cidades, tendo em vista a criação, por parte do Estado, as Reservas Biológicas e as Reservas Indígenas.
Estão corretas as afirmativas
A) 1 e 3
B)2e 4
C)1,2e3
D)1,2,3e4
E)1,2,3,4e5
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Tô caçando a resposta desta mesma questão horas a fio e nada de entender
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás