a açao da nicotina do cigarro no cerebro.
Soluções para a tarefa
em, a primeira coisa que precisamos entender é que o Cérebro é composto pro bilhões de células nervosas, também chamadas de neurônios. Estas células se comunicam entre si através de elementos químicos. Comunicação através de química? Sim, é isso mesmo. Pode parecer complicado, mas não é. Vamos fazer o seguinte, basta ir acompanhando na imagem ao lado.
Comunicação nervosa: neurotransmissores e receptores na região da sinapse
As células nervosas liberaram uma espécie de mensageiro químico chamado neurotransmissor (representados pelos triângulos amarelos com o número 1 na figura). Cada neurotransmissor é como uma chave que se encaixa em uma fechadura chamadareceptor e que está localizado na superfície das células nervosas. Quando um neurotransmissor encontra o seu receptor, ele ativa a célula nervosa que contém esse receptor (ver o número 2 na figura), desencadeando uma resposta. Sim, e a Nicotina?
Bem, a molécula de Nicotina imita o papel de um neurotransmissor chamado acetilcolina. O nome é meio estranho, mas tem cada nome estranho em qualquer lugar, não é mesmo? A acetilcolina e seus receptores estão envolvidos em muitas funções, incluindo o movimento muscular (braços, pernas, rosto e outros), e também na respiração, na frequência das batidas do coração, no aprendizado e na memória. Age também na liberação de hormônios que afetam o estado de ânimo, o apetite e uma porção de outras coisas. Ok?
Bem, quando a Nicotina atinge o cérebro, ela se junta aos receptores de acetilcolina e imita suas ações, ela também ativa áreas do cérebro envolvidas na produção de sensações de prazer e gratificação. Como ela faz isso? Ah, sim, a Nicotina aumenta os níveis de um neurotransmissor chamado dopamina nas partes do cérebro que produzem essas sensações de prazer e gratificação. É isso que vai causar o vício (você sabia que o nome técnico para “vício” é “adição”? Senão sabia, agora já sabe.). Isso ajudaria a explicar porque é tão difícil deixar de fumar.