A abordagem humanística em Geografia tem como base os trabalhos realizados por Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph, Mercer e Powell. Evidentemente, esse movimento filosófico foi ampliado e vários autores forneceram subsídios importantes, tais como Heidegger, Merleau-Ponty, Sartre, entre outros. Com base na Geografia Humanística, analise as afirmações abaixo:
I. A fenomenologia preocupa-se em analisar os aspectos essenciais dos objetos da consciência, através da supressão de todos os preconceitos que um indivíduo possa ter sobre a natureza dos objetos, como os provenientes das perspectivas científica, naturalista e do senso comum. "A fenomenologia não é nem uma ciência de objetos, nem uma ciência do sujeito: ela é uma ciência da experiência".
II. Na fenomenologia existencial, o espaço é concebido como “determinismo”, diferente do espaço representativo da geometria e da ciência. Para a perspectiva científica, o espaço é algo dimensional que se expressa por uma representação.
III. A Geografia Humanística procura valorizar a experiência do indivíduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relação aos seus lugares. Para cada indivíduo, para cada grupo humano, existe uma visão de mundo, que se expressa através das suas atitudes e valores.
IV. Da valorização da percepção e das atitudes, decorre a preocupação de verificar os gostos, as preferências, as características e as particularidades dos lugares. Valoriza-se também o contexto ambiental e os aspectos que redundam no encanto e na magia dos lugares, na sua personalidade e distinção. Há o entrelaçamento entre o grupo e o lugar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A resposta correta é a Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
O movimento humanístico do pensamento geográfico tem como base os trabalhos que foram realizados por Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph e Mercer e Powell, ele possui a famosa fenomenologia existencial como a filosofia subjacente.
Mesmo que possuindo raízes mais antigas, em Kant e até mesmo em Hegel, os significados contemporâneos de fenomenologia são atribuídos à filosofia de Edmundo Husserl.
Fica claro que esse movimento filosófico foi ampliado e vários autores forneceram subsídios importantes.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás