A abordagem familiar permite compreender a estrutura familiar, o estágio do ciclo de vida familiar, as relações interpessoais, os conflitos existentes, interações que podem interferir na saúde, no processo saúde-doença dos familiares e nos cuidados aos seus membros, principalmente quando há presença de uma doença crônica e/ou de condições que comprometam o bem-estar e a harmonia na família, como drogadição e violência. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Conhecer a família, como é constituída, os membros que a compõem, o estágio do ciclo de vida familiar que se encontra (família com filhos pequenos, adolescentes, casais de meia idade, ou idosos), sua dinâmica, a interação entre seus membros e a presença de doenças crônicas e/ou condições que tornam a família vulnerável, é de fundamental importância para a equipe de saúde da família realizar o diagnóstico situacional da família e das famílias no território, bem como para o planejamento de ações e a programação de cuidados.
PORQUE
II. Para entender a estrutura familiar, precisamos conhecer não somente a quantidade de pessoas que moram na casa, mas suas funções (os papéis que cada membro assume), as idades de seus membros, se os progenitores (pais, avós) estão vivos, moram na mesma casa ou são divorciados, separados e vivem com outros parceiros. Deve-se observar a família nuclear (pais e filhos) e no mínimo três gerações (avós, pais e filhos) para avaliar padrões de repetição de doenças e, inclusive, de crenças, hábitos consolidados entre as gerações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
Explicação:
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
Explicação:
orrigido pelo AVA