A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias. Este tratado pôs fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão. Em certo sentido, tal exclusividade econômica se constituía como a base da condição de colônia daqueles Estados. Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822). Sobre a abertura dos portos brasileiros, é incorreto afirmar:
( ) que a abertura dos portos pôs fim ao pacto colonial estabelecido entre Portugal e Brasil.
( ) que a abertura dos portos é reflexo de um acordo político econômico estabelecido entre Portugal e Inglaterra.
( ) que a abertura dos portos teve influência no processo de independência do Brasil.
( ) que a abertura do portos transformou Salvador na capital do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) independência nas negociações econômicas.
Explicação:
CONFIA NO PAI QUE VAI
Quem poder marcar melhor resposta já me ajudou ♥️
Sobre a Abertura dos Portos em 1808 está incorreta a alternativa d.
A cidade do Rio de Janeiro já era a capital do Brasil desde 1763. Quando a Família Real chega ao Brasil houveram modificações realizadas por parte do príncipe regente para transformar a capital do Brasil em um local preparado para ser a sede administrativa da Coroa Portuguesa.
O Rio de Janeiro não possuía infraestrutura para receber vários portugueses vindos da Corte e pertencentes à nobreza de forma tão rápida.
Desta maneira, foram feitos diversos investimentos na cidade e surgindo instituições como Banco do Brasil, Casa da Moeda, Jardim Botânico, entre outros, alterando a paisagem cultural e a vida urbana da cidade.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/15843673