A) A respeito dos medicamentos citados anteriormente, mencione suas formas farmacêuticas e via de administração utilizada, descrevendo as vantagens e desvantavens destas vias de administração de fármacos.
B) Considerando que o caso clínico, trata-se de um caso de meningite bacteriana que é uma doença infecciosa decorrente da inflamação das meninges e do espaço subaracnóideo, decorrente da invasão de agentes agressores ao sistema nervoso central (SNC), cujo tratamento padrão em crianças é baseado na utilização de penicilina G cristalina intravenosa. Justifique essa conduta considerando os parâmetros farmacocinéticos de absorção, biodisponibilidade e a característica físico-química que o fármaco deve apresentar para garantir boa distribuição pelo tecido nervoso.
C) A penicilina G cristalina (benzilpenicilina) é um composto químico de natureza ácida. Considerando essa informação, descreva como acontece seu processo de excreção renal.
Soluções para a tarefa
Resposta:A)-O paracetamol é um fármaco que tem ação antipirética e analgésica, sendo, portanto, uma excelente opção para o tratamento das doenças que provocam febre e/ou dor, principalmente as de leve a moderada intensidade. Suas apresentaçãoes são em gotas suspensões, comprimidos e ultimamente a versão IV chegou ao Brasil, sendo que a versão IV tem ação esperada mais rapida, pois os meios de absorção na via endovenosa são mais eficases, mas porem os efeitos indesejaveis tambem trendem a se exacerbar.
Penicilina G Cristalina
Espectro de ação: basicamente, gram-positivos e espiroquetas (Treponema palidum). É usada, por exemplo, em casos de leptospirose grave, tratamento hospitalar de pneumonia em crianças, Endocardite bacteriana, infecção pelo Neisseria meningiditis (gram-negativo), meningite meningococica.
MEIOS DE ADMINISTRAÇÃO:Utiliza-se 8ml no caso de Penicilina Cristalina de 5.000.000 UI e 6ml no caso de Penicilina Cristalina de 10.000.000 UI, para que tenha-se maior facilidade na hora do cálculo. Ao administrar Penicilina Cristalina, lembre-se que esta medicação é colocada normalmente em bureta com 50ml ou 100ml, conforme PM. Deve-se aplicar somente pela via endovenosa.
B) Penicilina cristalina ou aquosa: restrita ao uso endovenoso. Apresenta meia-vida curta (30 a 40 minutos), é eliminada do organismo rapidamente (cerca de 4 horas). Distribuí-se amplamente pelo organismo, alcançando concentrações terapêuticas em praticamente todos os tecidos. É a única benzilpenicilina que ultrapassa a barreira hemato-encefálica em concentrações terapêuticas, e mesmo assim, somente quando há inflamação.
C) Os mecanismos que asseguram a excreção renal de fármacos são os mesmos que intervém na formação da urina; papel este que, como sabemos, é função do néfron, unidade anatomo-fisiológica dos rins. Estes mecanismos compreendem a filtração glomerular, a secreção tubular ativa e a reabsorção tubular passiva.
A reabsorção tubular renal de ácidos e bases fracas em suas formas não ionizadas (lipossolúveis) se processa por difusão passiva no nível dos túbulos proximal e distal, sendo potencialmente bidirecional; porém como a água é progressivamente abstraída do lúmen tubular ao longo do néfron, o aumento da concentração intraluminal do fármaco cria um gradiente de concentração para retrodifusão.
Este mecanismo é influenciado pelas propriedades físico-químicas do fármaco e pH urinário. Ácidos orgânicos fracos, por não se dissociarem em pH ácido, são reabsorvidos; podemos acelerar sua excreção alcalinizando a urina, o que os converte em formas ionizadas não livremente difusíveis. A alcalinização da urina teria efeito oposto na excreção de bases fracas. 90% por secreção tubular e 10% por filtração glomerular.
Explicação: