História, perguntado por elisabc2711050p4tq9l, 11 meses atrás

a) A partir da análise de L. Cânfora, podemos concluir que a vida pública é por excelência o tema das fontes gregas. Discorra sobre a noção de Politéia, que faz do mundo iônico o espaço de congregação e integração eupátrida.​

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Respondido por elamambretti
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O  termo Politéia é fundamental para compreensão do Estado grego. Ele significa tanto a comunidade dos cidadãos que formam uma pólis, como o conjunto  das instituições que o constituem, fator que tornava os cidadãos e as instituições partes de um todo comum, provém da concepção organicista que os gregos possuíam  do Estado.

Para Cânfora, a concepção de que a Politéia são as pessoas dotadas de cidadania é chamada  de “concepção pessoal do Estado”, quando o Estado  não tem uma personalidade jurídica autônoma para além e acima das pessoas; antes  coincide com as próprias pessoas, com os cidadãos.

O homem grego esteve sempre convencido de que a pólis  e a sua lei constituíam o paradigma de toda forma de vida superior. O indivíduo era,  substancialmente, o cidadão e o valor e a virtude do homem eram o valor e a virtude do  cidadão.

Dessa forma, no sistema políade a autoridade repousava  no cidadão e tal autoridade era ilimitada a uma existência ordenada, dentro de uma comunidade que era governada por um código  estabelecido e por todos respeitado com o intuito de manter o bem comum.

Como comunidade política, a Politéia, era vista como algo natural e  inerente à existência humana. O fato de a comunidade ser a única fonte da lei era a  garantia de liberdade e fazia com que as relações de poder que envolviam o político  fossem vividas de forma horizontal entre os cidadãos, não separando-se a sociedade do  Estado, que se complementavam.

Embora até o século VI a.C., a plenitude dos  direitos políticos fosse exercida pelos eupátridas, que compunham a classe governante e única nobreza reconhecida, ficando os que nada possuíam numa condição de minoridade política e civil bastante próxima  da condição servil, foi com a necessidade de Atenas  expandir para o mar e o nascimento de uma frota de guerra estável na época da vitória  sobre os persas,  ato político-militar que provocou o alargamento da  cidadania aos que nada possuíam.

Bons estudos!

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