A) a origem social e os seus principais líderes
Soluções para a tarefa
Resposta:
O termo "jacobino" se refere comumente ao grupo político mais radical durante a França republicana ao final do século XVIII, que caracterizaria principalmente a segunda fase da Revolução Francesa. Os jacobinostambém seriam conhecidos como montanheses, uma vez que ocupariam a parte mais alta da sala onde se reunia a Convenção Nacional.
De início, os jacobinos eram apenas os membros de um clube maçônico chamado Clube Jacobino – que, por sua vez, tinha tal nome por se localizar no Convento de São Tiago (no original francês, Jacques ou Jacob). Pertenciam ao grupo alguns nobres e vários burgueses ricos; entre estes, encontravam-se importantes personagens para a Revolução que em breve ocorreria, como Jacques-Pierre Brissot, que lideraria a facção girondina, e Maximilien Robespierre, que lideraria os jacobinos.
Durante esta primeira fase do grupo, denominada pelo historiador Michel Vovelle como jacobinismo primitivo, a cisão entre os dois grupos ainda era superficial. Como um todo, o Clube defendia a monarquia constitucional e o voto censitário, pensando a Revolução como uma mera reforma do antigo governo monárquico. Entretanto, após a tentativa de fuga do rei Luís XVI, em junho de 1791, as discordâncias sobre o que deveria ser feito a respeito da família real levou à cisão do Clube Jacobino entre os moderados – hesitantes quanto ao fim da monarquia – e os democratas – muito mais radicais e idealistas em sua defesa da República. Durante a segunda fase, chamada de Vovelle como jacobinismo misto, a cisão entre estes dois grupos aumentou cada vez mais, principalmente depois que os democratas se aliaram aos revolucionários populares, costumeiramente chamados de sans-culottes. Em julho de 1792, em uma reunião do Clube, Robespierre pediu abertamente a destituição do monarca e o fim das eleições por voto censitário; pouco depois, o palácio de Tulherias foi invadido e o rei foi preso, juntamente com sua família. O fim da monarquia se tornaria oficial pouco depois, em 20 de setembro, quando foi proclamada a república na França.
Contudo, seria apenas depois da execução do antigo soberano, ocorrida em 20 de janeiro de 1793, que o antigo Clube Jacobino – já renomeado como Sociedade dos Jacobinos Amigos da Liberdade e da Igualdade, termo que marcou sua terceira e última fase, chamada simplesmente de jacobinismo de 1793 – encontrou as condições para tomar espaço dentro da Convenção Nacional, o novo e desgastado governo girondino. Em meio a uma grave crise econômica, favorecida pela política liberal dos girondinos, a nova República perdeu rapidamente o apoio entre as camadas populares e a pequena burguesia, o que permitiu que os jacobinos assumissem completamente o controle do governo em um golpe ocorrido em dois de junho; pouco depois, os girondinos passaram a ser perseguidos.