A)
1) Em quantos continentes estão localizadas as regiões conquistadas pelos romanos?
2) Que países existem atualmente nessas regiões?
3) Observando a disposição das regiões conquistadas, na sua opinião, qual era o principal meio de transporte entre elas e Roma?
B)
1) Qual é a relação entre a conquista de outras cidades e povos pelos romanos e a intensificação do trabalho escravo?
2) Por que o Império Romano atingiu sua máxima extensão durante o governo imperial?
3) Por que houve uma divisão do Império?
Soluções para a tarefa
A)
1) As conquistas romanas estendiam-se por todo o continente europeu: a Europa Ocidental e Meridional e partes da Europa Setentrional e Oriental, o Continente Asiático, a Ásia Menor ou Ocidental e parte do Continente Africano, o Norte da África.
2) Os países que atualmente estão nesta região são: parte da Escócia, a Inglaterra e País de gales, a França, a Espanha, Portugal, a Itália e Luxemburgo. Parte da Alemanha e Bélgica. Os territórios da Albânia, Áustria, Bulgária, Grécia, Hungria, Romênia, Suíça, Croácia, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Bósnia, Kosovo.
Ocupou a atual Turquia, a Síria, o Líbano, Israel, Palestina, a Jordânia e parte da Arabia Saudita. Parte do Egito e uma estreita faixa de terra da Tunísia, norte da Líbia, Argélia e Marrocos.
3) Para interligar lugares tão distantes foram construídos pelos romanos mais de 400.000 km de estradas, sendo que 80.500 km eram pavimentados. Grande parte do percurso das vias romanas era feito a pé, mas também com cavalos, mulas, burros e bois utilizados em diferentes tipos de carros.
B)
1) A situação de escravo eram reduzidos os prisioneiros de guerra, que no auge do império Romano atingiu a marca de 30% da população. Exerciam diferentes funções aos seus patrões. sendo utilizados nos serviços domésticos, agricultura, construções, lutadores, professores a até em serviços sexuais.
Com o fim da expansão territorial, das lutas e revoltas escravagistas e consequente diminuição dos número de escravos, temos a crise do sistema escravista, iniciada na transição do século II para o século III d.C, que foia a base da economia romana.
2) A república anterior ao período do Império deixou os romanos em situação de grande instabilidade, decorrentes de diversas guerras civis e conflitos políticos. Com a instauração do poder absoluto na figura do Imperador, os romanos voltaram a viver um largo período de prosperidade e estabilidade política, favorecendo assim, um maior alargamento expansionista do império.
3) A dificuldade de manutenção administrativa, financeira e militar de um extenso território, aliada as constantes invasões dos povos bárbaros, levaram a decisão da divisão do Império em duas partes: o Ocidental, com sede em Ravena e posteriormente Milão e o Oriental, com sede em Constantinopla.
Bons estudos!