Biologia, perguntado por guiifreitass2802, 1 ano atrás

96. (SM) Leia o texto a seguir. O Sertão já foi mar A Chapada do Araripe se situa entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Forma um planalto com uma extensão leste-oeste de 160 quilômetros e norte-sul variando entre 30 a 50 quilômetros, e uma altura variando entre 700 a 900 metros. A Chapada do Araripe é parte de uma área bem maior: a bacia do Araripe, que engloba alguns dos principais depósitos de fósseis do Brasil. Do ponto de vista paleontológico, as principais unidades da Bacia do Araripe são as formações Crato e Romual- do (Grupo Santana). A Formação Crato representa um (ou mais) lago de água doce que existia na região há 115 milhões de anos. Com o passar do tempo, gradativamente houve um avanço do mar para o continente até que em torno de 110 milhões de anos se instalou na região uma laguna de água salgada, depositando as rochas que deram origem à Formação Romualdo. Nesta laguna se desenvolveram vários organismos, como peixes, pterossauros e dinossauros. Por último, também a laguna desapareceu, sendo instalado na região um sistema de rios (fluvial) que deu origem às rochas que formam a Chapada do Araripe propriamente dita. Nas escarpas dessa chapada são encontrados os fósseis. Essas mudanças de ambientes ao longo de centenas e milhões de anos são comuns na natureza e se devem a diversos processos geológicos que modificam a superfície do nosso planeta. Assim, regiões que estavam debaixo de água — como era a Bacia do Araripe há milhões de anos — podem, com o passar do tempo, serem soerguidas, ficando expostas. Dessa forma o sertão já foi mar, o que pode ser evidenciado pelas centenas de fósseis, sobretudo peixes, encontrados nos dias de hoje em cidades como Santana do Cariri, Porteiras, Araripina e Crato. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2013. Entre as alternativas abaixo, indique a única que traz apenas informações corretas. a) 0s fósseis de peixes encontrados na bacia do Araripe provavelmente pertencem a espécies que podiam sobreviver em ambientes terrestres. b) 0s fósseis de peixes encontrados na bacia do Araripe indicam que as rochas atualmente expostas estavam, no passado, em regiões submersas. c) A altitude da chapada do Araripe indica que, há milhões de anos, a região pertencia a uma cadeia de montanhas que sofreu erosão com o passar do tempo. d) Os fósseis de peixes encontrados na bacia do Araripe indicam que as secas características da região converteram ambientes aquáticos em ambientes de sertão. e) Todas as rochas que formam a bacia do Araripe formaram- -se à mesma época.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kmp90
25

Vendo as questões, temos:


a) Incorreta. Não há espécie de peixe que possa viver em ambientes terrestres, a própria definição comum do que são peixes nega esta afirmativa.


b) Correta. Está informação é dada no terceiro parágrafo do texto e a própria presença de fósseis de animais aquáticos comprova isso.


c) Incorreta. A altura da Chapada do Araripe não evidência isto, pois, mesmo com um processo de erosão constante, a tendência é que as altitudes fossem mais elevadas do que são na atualidade.


d) Incorreta. Não foram as secas que determinaram o fim dos ambientes aquáticos na região, mas sim o possível soerguimento da área que causou o seu secamento.


e) Incorreta. Não há tal informação no texto, assim como é altamente improvável tal ocorrido.

Perguntas interessantes