9.(Vunesp-SP] Esta questão toma por base uma passagem de um livro de José Ribeiro sobre o folclore nacional.Curupira[...] O caapora é o mesmo tipo mítico encontrado nas regiões central e meridional [...]. Bilac assim o descreve: "Companheiro do curupira, ou sua duplicata, é o Caapora, ora gigante, ora anão, montado num caititu, e cavalgando à frente de varas de porcos do mato, fumando cachimbo ou cigarro, pedindo fogo aos viajores; à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho". [...] José Ribeiro de Sotiii.06milnofolciore. Rio de Janeiro-.Auroía,l9?0.[...] à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho.Eliminando-se o aposto do trecho em destaque, ele apresentará, de acordo com a norma-padrão, a seguinte forma:a)à frente dele voam seus batedores, alumiando o caminho.b)à frente voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho.c)à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando.d)à frente dele voam os vaga-lumes batedores, alumiando o caminho.•) à frente dele voam os vaga-lumes, alumiando o caminho.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Olá!
Para responder à questão, devemos nos lembrar da definição de aposto.
O aposto é um termo da oração que normalmente se apresenta intercalado (entre vírgulas ou travessões) ou após dois pontos.
Ele possui a função de tomar um dos termos da frase e detalhá-lo, explicá-lo, exemplificá-lo.
Assim, podemos identificar o aposto da frase "[...] à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho." como sendo a expressão "seus batedores", que fornece uma característica para "vaga-lumes".
Assim, a frase ficaria da seguinte forma: "[...] à frente dele voam os vaga-lumes, alumiando o caminho."
Esta frase se encontra na alternativa E.
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa E.
Explicação:
Explicação na resposta acima.
Perguntas interessantes