9. Os dois trechos descrevem espaços. Identifique o romântico e o naturalista. Justifique sua resposta.
a. O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando o ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e comida de ferrugem. (Casa de pensão, Aluísio Azevedo)
b. Aquela alva casinha atufada entre as ramagens da grande figueira silvestre, aquele vargedo coberto de fresca e macia grama, a ponte, a tronqueira, as paineiras vizinhas, o caminho da vila, que ia serpeando entre os capões e galgando de colina em colina, todo esse panorama enlevava... (O seminarista, Bernardo Guimarães)
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
a) Romântico: “O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia.”
Realista: “o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando o ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e comida de ferrugem.”
b) Romântico: “Aquela alva casinha atufada entre as ramagens da grande figueira silvestre, aquele vargedo coberto de fresca e macia grama, a ponte, a tronqueira, as paineiras vizinhas” .
Realista: “serpeando entre os capões e galgando de colina em colina, todo esse panorama enlevava…” .
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás