9) (Olimpíada de Geografia) O solo do meio oeste americano abrange algumas das áreas mais férteis do mundo. No entanto, máquinas enormes e pesadas, como as colheitadeiras, amassam a terra molhada e a transformam em uma camada in- diferenciada e quase impermeável – em um processo conhecido como (1). As raízes não conseguem penetrar no solo; tampouco a água escoa terra adentro e, em vez disso, corre pela superfície, provocando a (2). O problema pode levar décadas para ser revertido. Fonte: MANN, Charles C. Nossa boa terra. National Geographic Brasil, São Paulo, Editora Abril, edição 102, p. 58, set. 2008 (texto adaptado) Os números 1 e 2 assinalados no texto destacam efeitos do manejo inadequado dos solos e referem-se, respectivamente, aos processos de: (04)
a) Infiltração e lixiviação.
b) Compactação e erosão.
c) Laterização e desertificação.
d) Desertificação e impermeabilização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta: letra b
Explicação:
A alternativa (b) apresenta corretamente o efeito de máquinas enormes e pesadas no solo e uma consequência do escoamento superficial das águas no solo.
A compactação e a erosão antrópica são processos que intensificam a degradação dos solos e são responsáveis por perdas de milhares de hectares de solos agricultáveis em todo o mundo.
A compactação retira a porosidade natural dos solos, reduzindo a permeabilidade e a infiltração da água e dos nutrientes, além de dificultar o crescimento das raízes das plantas.
A erosão é um processo natural que pode ser intensificado através da ação humana, com da retirada da cobertura vegetal do solo.
Isto ocasiona um grande desequilíbrio ambiental, pois a água que era absorvida através das raízes das plantas, passa a escoar superficialmente e a retirar partes dos solos, transportando-o para regiões mais afastadas na qual parte dele é perdido, podendo ocasionar problemas ambientais com sulcos, voçorocas, ravinas e assoreamento dos rios.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/3281490