9. Nome popular
das HQs no
Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principais HQs
Os maiores quadrinhos brasileiros
No início do século XX surgem os primeiros formatos de revistas em quadrinhos, direcionadas a jovens e crianças. Abaixo estão listados os quadrinhos que marcaram época no Brasil.
O Tico Tico
Tico Tico é considerada a primeira revista de quadrinhos direcionada para o público infantil. Criada em 1905, foi lançada pelo jornalista Luis Bartolomeu de Souza e Silva.
O Gibi
A revista Gibi, lançada em 1939, foi a primeira publicação brasileira destinada a discutir o universo dos super-heróis. Foi ela que inspirou o termo usado até hoje no Brasil para designar as histórias em quadrinhos, “gibi”.
Amigo da Onça
“O amigo da onça” foi criado por Péricles de Andrade Maranhão e publicado pela primeira vez na revista “O Cruzeiro” em 1943. Personagem satírico, inconveniente, muitas vezes coloca seus amigos nas situações mais embaraçosas.
A Turma da Mônica
A Turma da Mônica teve início em formato de tiras em 1959 por Maurício de Souza e só a partir de 1970, começou a ser produzida em formato de Gibi.
O Pererê
Criado por Ziraldo em 1960, foi um marco para a cultura popular. Foi o primeiro quadrinho a ter personagens com temas brasileiros, como o Saci que protagoniza as histórias.
Graúna
Graúna, personagem do cartunista Henfil, que falava dos problemas políticos do Brasil principalmente do Nordeste, foi lançado apenas como tiras no ano de 1970.
Capitão 7
Primeiro super-herói brasileiro criado em 1959, com a mistura de Flash Gordon com Super-Homem. Criado por Aires Campos, que também interpretou o papel para a série de televisão exibida na TV Record.
Los Três Amigos
Ícone do cenário underground brasileiro, criado em 1985 por três grandes nomes das tirinhas no país: Laerte, Angeli e Glauco. Três personagens inspirados em um filme de tema mexicano, conduzem as sátiras para os temas como drogas.
Chiclete com Banana
Em 1983 Angeli lança a revista “Chiclete com banana”. A revista é uma das mais importantes publicações de quadrinhos adultos no Brasil. Nela surgiram grandes personagens como: Wood & Stock, Bob Cuspe, Rê Bordosa, Rala Ricota, Mara Tara, Os Skrotinhos, Meia oito e nanico, Walter Ego, Orgamos e Luke e Tantra.
Aline
Adão é parte da nova safra de cartunistas brasileiros, que foi impulsionada pela internet. Um de seus personagens principais é a ninfomaníaca Aline, criada em 1995 em forma de tirinhas publicadas diariamente na Folha de São Paulo. Outros representantes importantes dessa geração de quadrinistas são Allan Sieber, Andre Dahmer, Chiquinha e Bennet.
Anúncios