9. (MACKENZIE - SP)
Se beber não dirija. Se for dirigir não beba.
K2Cr2O7(aq) + 4 H2SO4(aq) + 3 C2H5OH) → 11. 3 C2H409) + K2SO4(aq ) + Cr2(SO4)3(aq) + x H2018)
Um modo simples de simular o funcionamento do bafôme- tro, aparelho usado para identificar motoristas que dirigem após a ingestão de bebidas alcoólicas, consiste em borrifar álcool (colocado, por exemplo, em uma pisseta) em uma solução de dicromato de potássio em meio ácido, conti- da em um tubo de ensaio. O dicromato, que é alaranjado, em contato com o vapor de álcool, se transforma em uma substância de cor verde, conforme a equação dada acima. Dessa reação de oxirredução, é correto afirmar que:
a) o número de oxidação do cromo não varia.
b) o valor de x que torna a equação completamente balanceada é 7.
C) K SO, é a fórmula do sal de cor verde.
d) C2H5OH e C2H40 são fórmulas da mesma substân- cia, ou seja, do etanol.
e) o meio ácido significa que a solução tem pH > 7.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B. O elemento x pode ser substituído por 7 para tornar a equação totalmente balanceada.
Explicação:
Um equação química balanceada consiste em que o número de átomos de cada elemento presente no reagente estejam na mesma quantidade desses mesmos átomos no produto.
No caso do funcionamento do bafômetro, a reação envolve a oxirredução na qual o álcool sofre oxidação e um sal de cromo alaranjado é reduzido para um sal de coloração verde.
O balanceamento dessa reação pode ser realizada de forma que o elemento x presente no produto estabeleça a mesma quantidade de hidrogênio e oxigênio presente no reagente. Se o x for substituído pelo número 7, o número de hidrogênio e oxigênio no reagente, total de 26 cada um, será o mesmo no produto, ou seja, 26 átomos de cada. Ou seja, a alternativa B está correta.