9) ESCREVA SOBRE 5 DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS CITANDO SINTOMAST -TRANSMISSÃO - PROFILAXIA - TRATAMENTO
Soluções para a tarefa
Resposta: 1-Aids
Sintomas: gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
Transmissão: O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, ou com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc.
Profilaxia: A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.
Tratamento: O tratamento da AIDS é feito com “coquetéis” de antirretrovirais. São combinações de medicamentos que visam controlar a multiplicação do vírus HIV no organismo. O paciente que adere corretamente ao tratamento melhora sua qualidade de vida e consegue administrar a doença para manter uma vida relativamente comum.
2-Catapora
Sintomas: manchas vermelhas e bolhas no corpo;
mal estar;
cansaço;
dor de cabeça;
perda de apetite;
febre baixa.
Transmissão: A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias
Profilaxia: As principais medidas de prevenção e controle da catapora (varicela) são: Vacinação. Lavar as mãos após tocar nas lesões. Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas.
Tratamento: No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão
3- Caxumba
Sintomas: os sintomas incluem glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite.
Transmissão: A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas
Profilaxia: A melhor forma de prevenir a contaminação pelo vírus da caxumba é tomando a vacina Tríplice Viral, que é aplicada em duas etapas: a primeira dose aos doze meses, e a segunda aos 15 meses de vida. Pode ser feita neste modelo em indivíduos até os 19 anos.
Tratamento: O paciente é isolado até o edema glandular diminuir;
Repouso;
Dieta leve para reduzir a dor causada pela mastigação.
Higiene bucal;
Sintomáticos em caso de dor e/ou febre;
Vômitos incoercíveis devido à pancreatite podem exigir hidratação intravenosa;
4-Febre amarela
Sintomas: Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado. A pessoa pode apresentar febre alta (maior que 37,8ºC) e de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular e calafrios. Podem surgir também náuseas, vômitos e diarréia.
Transmissão: vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.
Profilaxia: Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo
Tratamento: O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.
5-Dengue
Sintomas: Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.
Transmissão: A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Profilaxia: A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos.
Tratamento: O tratamento para a dengue tem como objetivo aliviar os sintomas, como febre e dores no corpo, e normalmente é feito com o uso de paracetamol ou dipirona, por exemplo. Além disso, é importante manter a hidratação e ficar em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.
Desculpa por ter ficado tão grande, espero ter ajudado! :D