9. Assinale a alternativa correta sobre a escravidão moderna e o tráfico transatlântico.
a) 0 tráfico transatlântico de escravos promovido pelos europeus não alterou o cotidiano das comunidades africanas, pois a venda de escravos já era a atividade econômica mais importante no continente.
b) Antes da chegada dos portugueses, não havia comércio de escravos na África; apenas a reprodução dos que já existiam.
c) O comércio de escravos passou a ser uma atividade lucrativa e intercontinental a partir do século XIX, com a efetiva colonização do continente africano pelos europeus.
d) A escravidão foi praticada pela primeira vez na história no continente africano e na América portuguesa.
e) 0 tráfico regular de escravos africanos garantiu a manutenção do regime escravista no Brasil por mais de três séculos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta é a letra e
Explicação:
pesquisei e o fato é verdadeiro
Resposta:
Alternativa B.
Antes da presença europeia na África subsaariana, reinos africanos praticavam a captura de inimigos – de outros grupos - que eram reduzidos à escravização e comercializados. Também havia escravização por dívidas. A chegada dos europeus, aumentou em muito a proporção da escravização e fez do tráfico um negócio especializado, intercontinental, de grandes proporções.
DESCRITOR E DISTRATORES:
As alternativas A e C são incorretas porque afirmam que a escravização era uma prática benéfica para os africanos, desconsiderando os imensos danos individuais e sociais que provocou nos atingidos. A alternativa D é incorreta porque as capturas não se davam apenas em torno da água e eram enviados os capturados comercializados com os europeus; a alternativa E é incorreta porque o tráfico negreiro era um negócio especializado para os portugueses, não estava condicionado a trocas com as Índias.
Explicação: