8ª QUESTÃO
Considere os excertos abaixo.
“Agravando ainda mais a situação, famílias de camponeses, assustadas com as notícias desencontradas, abandonaram tudo. Nas praias e cais do Tejo, até Belém, espalhavam-se pacotes, caixas e baús largados de última hora. No meio da bagunça e por descuido, toda a prataria da igreja Patriarcal, trazida por catorze carros, ficou na beira do rio, e só alguns dias depois voltou para a igreja. Também caixotes contendo livros da rica Real Biblioteca foram deixados para trás, no chão, para indignação dos livreiros [...] Esqueceram-se carros de luxo, muitos sem terem sido descarregados. [...] O tom geral era de nervosismo e destempero” (SCHARCZ; STARLING, 2015, p. 164-165).
“Residências, lojas e repartições públicas fecharam. Tão logo foi avistada no horizonte a esquadra real, deu-se o sinal para o início das homenagens: nas igrejas os sinos repicavam, enquanto nas ruas explodiram os foguetes. Embarcações no porto e fortalezas em terra estavam engalanadas com bandeiras, flâmulas e galhardetes coloridos. E era de ensurdecer o barulho das inúmeras salvas de canhões seguidas por tiros de fuzis [...] o barulho anunciava festa” (SCHARCZ; STARLING, 2015, p. 178).
SCHWARCZ; L. M; STALING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Os trechos bibliográficos compõem os estudos realizados pelas autoras Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling acerca da Família Real portuguesa durante o século XIX. Tomando por base a análise desses excertos e dos estudos deste momento, analise as afirmativas abaixo.
I – No primeiro excerto, observamos a tensão e a falta de planejamento dos membros da Família Real em seu desembarque no Rio de Janeiro em 1808. Enquanto que no segundo excerto, visualizamos um clima permeado de festividade com o retorno de D. João VI para Portugal em 1821.
II – O primeiro trecho expressa o cenário de transferência da Corte portuguesa para o Brasil. A população lusitana assistia à partida de seu Rei, sem, muitas vezes, compreender o que realmente estava acontecendo. Houve um misto de ódio e tristeza por parte dos lisboetas no porto de Belém em 1808.
III – A viagem de transferência da Família Real de Portugal para o Brasil durou aproximadamente 60 dias e contou com a presença de 15 mil pessoas. O príncipe real desembarcou primeiro em Salvador, onde permaneceu por um mês, seguindo posteriormente para a capital da colônia, o Rio de Janeiro.
IV – O segundo excerto destaca os momentos de euforia e festividade que marcaram a chegada da Corte lusa ao Rio de Janeiro em 1808. A chegada foi marcada por uma grandiosa festa popular que se arrastou por mais de uma semana. A capital do Brasil parou literalmente para receber seus monarcas.
Estão corretas apenas:
ALTERNATIVAS
I e II.
II e III.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Apenas a 1 esta errada
Respondido por
3
A resposta correta é a letra E. II,III, IV
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás