Artes, perguntado por talitaingrid4011, 5 meses atrás

8- São caracteristicas da pintura Expressionista, Exceto: A( )Preferência pelo patético, B( )Pasta grossa,Martelada, áspera; C() Dinamismo improvisado,abrupto. D() Sensação da pintura escultórica ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kamilasantoska30
0

Resposta:

Historia das ArtesMenu

EXPRESSIONISMO

História das Artes > No Mundo > Arte no Século 20 > Expressionismo

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. O psíquico é mais importante do que todas as formas e regras de composição.

Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

Em 1905, forma-se o grupo “Die Brucke” (A Ponte – ligação entre o visível da realidade e o invisível da alma). O grupo era formado por Kirchner, Heckel, Schimdt-Rottuff, Nolde, Pechstein. Alunos da Escola Superior de Arquitetura de Dresden. Artistas inquietos, de sensibilidade doentia, atormentados por obsessões religiosas, políticas e morais.

Em 1911, teve a origem da denominação: comentário de Walden, editor do jornal “Die Stuemer” (A Tempestade).

Em 1912, nasce o Grupo “Der Blaue Reiter” (O Cavaleiro Azul). Os componentes desse grupo eram Frans Marc, que adorava cavalos, Kandinsky, que gostava de cavalgar, Jawlevsky, Malevitch e Kubin, mestre do expressionista brasileiro Oswaldo Goeldi.

Principais características da pintura:

Pesquisa no domínio psicológico;

Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;

Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;

Pasta grossa, martelada, áspera;

Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;

Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Observação: Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento ”Pós-Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe. Os três primeiros pintores abaixo estão incluídos nessa designação.

Destacamos os artistas:

Paul Cézanne (1839-1906), filho de um homem rico e extremamente dominador, ele estudou Direito e trabalhou no banco de propriedade da família, em Aix-en-Provence, antes de mudar-se para Paris. As primeiras telas, muito eróticas, bem como m temperamento tenso, quase neurótico, contribuíram para forjar a imagem de excêntrico. Trabalhou anos, porém para dominar sua técnica, emergindo como um dos maiores artistas do século 20. Aderiu ao Impressionismo, mas aos poucos foi criando uma linguagem própria, que iria firmá-lo como o “pai da arte moderna”. A fama chegaria tarde: em 1995, uma primeira grande mostra individual revelou sua genialidade a um público incrédulo. Nos último anos, na solidão do interior da Provença, dedicou sua vida à arte, pintando intensamente até que a morte chegasse, aos 67 anos.

Anexos:

talitaingrid4011: o seu ta errado mb
talitaingrid4011: ja entrei o trabalho
talitaingrid4011: Não tem nada a ver oq tu faloi
talitaingrid4011: falou*
kamilasantoska30: desculpa entendi outra coisa ta sua pergunta
kamilasantoska30: foi mal
kamilasantoska30: da*
Perguntas interessantes