8) Que é complemento verbal?
9) O objeto direto pode ser como?
10) Que é aposto? Exemplo.
11) Qual a função do vocativo?
12) Construa três orações diferentes em que haja vocativo.
*Me ajudem por favor.*
Soluções para a tarefa
Resposta:
8- Os complementos verbais, completam o sentido dos verbos transitivos. Estes complementos podem ligar-se ao verbo através de uma preposição ou sem o auxílio dela.
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
9- O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. ... O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.
10- Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Maria, irmã de Bernadete, vendeu todos seus bordados.
Gosto de tudo o que servem no restaurante: os peixes, as carnes e as sobremesas.
A Semana Santa de Sevilla (maior festa religiosa da Europa) é um dos eventos mais procurados pelos turistas na época das celebrações pascais.
Chico Buarque — um dos maiores compositores da música brasileira — lançou outra obra literária.
11- O vocativo é o termo que tem a função de chamar, invocar ou interpelar dentro da oração.
Explicação:
Espero ter ajudado!
Boa noite e bons estudos!