8. Os sujeitos das falas do primeiro e segundo quadrinho são, respectivamente:
a)
sujeito oculto e sujeito indeterminado.
b) sujeito indeterminado e sujeito oculto.
c) sujeito simples e sujeito oculto.
d) sujeito composto e sujeito indeterminado.
e) sujeito inexistente e sujeito oculto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) sujeito simples e sujeito oculto
Explicação:
O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. ... Para identificarmos o sujeito de uma frase, basta nos perguntarmos quem praticou a ação ou observarmos a quem/que o verbo da frase faz referência.
Os sujeitos determinados podem ser ocultos quando o seu núcleo está implícito no verbo ou no contexto da oração (Fomos à festa). Os sujeitos podem ser indeterminados quando não podem ser identificados (Procuraram você na festa). ... As orações em que o sujeito é inexistente, contém verbos impessoais (Anoiteceu cedo).
Resposta:
a) sujeito oculto e sujeito indeterminado.
Explicação:
Para identificarmos o sujeito de uma frase, basta nos perguntarmos quem praticou a ação ou observarmos a quem/que o verbo da frase faz referência.
O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante.
Já o sujeito composto possui pelo menos dois núcleos, ou seja, pelo menos duas palavras que possuem igual importância para a determinação do sujeito.
Os sujeitos determinados podem ser ocultos quando o seu núcleo está implícito no verbo ou no contexto da oração (Fomos à festa).
Os sujeitos podem ser indeterminados quando não podem ser identificados (Procuraram você na festa).
As orações em que o sujeito é inexistente, contém verbos impessoais (Anoiteceu cedo).
- Primeiro quadrinho:
"Tô com fome. Posso fazer um lanche?"
Essas duas orações presentes no primeiro quadrinho têm o mesmo sujeito (eu) que não aparece no texto, apenas está implícito, portanto é classificado como sujeito oculto.
- Segundo quadrinho:
"Claro, sirva-se."
Como há nesse trecho apenas um verbo, então há também apenas uma oração. A partir do verbo "sirva-se" não é possível identificar o sujeito, tendo-se uma infinidade de sujeitos possíveis, portanto é um sujeito indeterminado.