Geografia, perguntado por NoemyPantoja5884, 1 ano atrás

8. (Insper-SP) Leia este texto: De binóculo Abaixando o copázio empunhando o espadim levantando o corpanzil indiferente ao poviléu o homenzarrão abriu a bocarra fitando admirado a naviarra do capitorra Carlos Saldanha, irt 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. A partir da associação de texto e contexto, a alternativa que melhor explica o título do poema é: a) Todos os verbos presentes nos versos estão no gerúndio para criar a sensação de prolongamento e dilatação, características do instrumento mencionado no título. b) A presença de aumentativos é um recurso que procura simular o efeito das imagens veiculadas por meio das lentes de um binóculo. c) A legitimação poética traz um efeito paradoxal, já que o binóculo se opõe à constante presença de substantivos no diminutivo. d) Os versos desse poema valorizam um padrão linguístico erudito que amplifica a arte poética, metaforicamente representada pelo instrumento óptico. e) A flexão dos substantivos sugere um procedimento antitético promovido pelo jogo equilibrado de oposições entre o aumentativo e o diminutivo, como se o poeta buscasse o foco de um binóculo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
48
Oi, boa tarde!

Pode-se observar que as palavras nesse texto foram amplamente amplificadas e aumentadas por meio do uso dos seus aumentativos, dando ideiaa de um significado hiperlativo.

Logo, pode-se afirmar que o uso do binóculo como nome do título faz referência direta ao aumento que o binóculo promove por meio do uso das suas lentes e relaciona com o aumentativo das palavras ao srem modificadas para o seu hiperlativo.

 b) A presença de aumentativos é um recurso que procura simular o efeito das imagens veiculadas por meio das lentes de um binóculo.
Respondido por yunnaxx
0

Resposta:

b) A presença de aumentativos é um recurso que procura simular o efeito das imagens veiculadas por meio das lentes de um binóculo.

Explicação:

O fato de nem todos os verbos do poema se encontrarem no gerúndio (“o homenzarrão abriu a bocarra”) e nem serem usados substantivos no diminutivo exclui as opções [A] e [C]. Também as afirmações em [D] e [E] são improcedentes, pois a arte poética independe do uso do padrão linguístico erudito e não existe procedimento antitético na flexão dos substantivos. Assim, é correta a opção [B], pois o poeta usa os aumentativos para simular o efeito das imagens veiculadas por meio das lentes de um binóculo.

Resposta correta!

Perguntas interessantes