8) (Estácio-RJ) Um volume de 10 L de um gás perfeito teve sua pressão aumentada de 1 para 2 atm e sua temperatura aumentada de -73 °C para +127 °C. O volume final, em litros, alcançado pelo gás foi de?
POR FAVOR ME AJUDEM!
Soluções para a tarefa
Resposta:
V = 10 L
Explicação:
T0 = -73 + 273 = 200 K
T = 127 + 273 = 400 K
P0.V0/T0 = P.V/T
1.10/200 = 2.V/400
V = 4000/400 = 10 L
O volume final será igual ao inicial - 10 Litros.
- Explicação:
Essa questão trabalha uma transformação comum de gases, na qual todas as partes envolvidas variam. Para questões que envolvam o volume, pressão e temperatura apenas, sempre usaremos a Lei Geral dos Gases:
Essa lei nos diz que o produto entre a pressão e o volume, dividido pela temperatura, é constante. Analisando a equação que vamos usar, sabemos que isso só é possível devido à proporcionalidade entre Pressão, Volume e Temperatura. P e V são inversamente proporcionais: quando um aumenta, o outro diminui. Já a relação entre P e T e V e T é diretamente proporcional: quando um aumenta, o outro aumenta junto, na mesma proporção.
Vamos achar esse volume final substituindo os valores que foram dados no enunciado na equação apresentada anteriormente:
➯ Substitua os valores dados:
Perceba que usamos a temperatura em Kelvin (K) e não em °C. Para fazer essa transformação de unidades, basta somar 273 à temperatura em Celsius.
➯ Isole o volume final (Vo):
➯ Faça os cálculos:
➯ O volume manteve-se em 10 Litros.
Essa é uma questão que você poderia resolver de cabeça. Repare que quando a pressão aumenta, o volume diminui. Nossa pressão aumentou 2x, então o volume vai para a metade. Já quando a temperatura aumenta, o volume aumenta. Nossa pressão foi de 200K para 400K, ela dobrou. Logo, o volume aumenta 2 vezes. Como o volume foi para a metade devido à pressão, ao dobrar, ele mantém-se o mesmo volume inicial.
Saiba mais sobre a Lei Geral dos Gases em:
https://brainly.com.br/tarefa/30362472
Espero ter ajudado!