8) Chorume é um caldo escuro e ácido, de cheiro típico e desagradável, proveniente dadecomposição da matéria orgânica depositada nos grandes lixões e nos aterros sanitários.O chorume é proveniente das reações e processos físicos, químicos e biológicos do lixo,juntamente com a água da chuva que se acumula no local.Os depósitos de lixo a céu aberto, os chamados lixões, recebem o lixo das cidades semnenhum tratamento. São localizados em terrenos baldios, longe dos centros urbanos edestinados exclusivamente para esse fim.O chorume que se desprende do lixão, resultado da decomposição da matéria orgânica, seinfiltra no solo carregando micro-organismos, metais pesados, nitratos, fosfatos, além deoutras substâncias poluentes, contaminando o lençol freático (reservatório de água subterrâneaproveniente da água da chuva infiltrada no solo), e consequentemente os córregos e rios.Após a leitura do texto responda:
a) O chorume é uma substancia boa para o solo nos lixões.
b) O chorume é utilizado para beber.
c) O chorume é prejudicial ao solo por conter substancias de metais pesados e micro- organismos que contaminam o lençol freático.
d) Chorume é o nome de um material feito de plástico encontrado nos supermercados e jogado no lixo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
.................
Resposta:
oi querido (a)
correto é a letra c
Explicação:
Consequências do vazamento de chorume
A contaminação do solo e de lençóis freáticos provocada pelo chorume causa graves danos à saúde humana e ao meio ambiente. Pois, o chorume é um líquido extremamente poluente em razão da grande concentração de metais pesados e de substâncias tóxicas, além da elevada concentração de potenciais patógenos e contaminantes diversos presentes em resíduos dispostos de forma inadequada.
O contato do chorume com o solo destrói a vegetação do local, contamina alimentos que foram plantados nesta área e afeta gravemente as espécies e locais de pastagens. A contaminação das águas subterrâneas é ainda mais grave não só pelas consequências, como também pela dificuldade de controle da infiltração do chorume por parte das empresas de saneamento. Os metais pesados presentes no chorume têm uma forte tendência de acúmulo nas cadeias alimentares.