8) A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no mundo, 10,4 milhões de pessoas tiveram tuberculose em 2015, e mais de 1 milhão morreram por conta da doença. Esses resultados configuram a tuberculose como um grave problema de saúde pública, salientando-se que a OMS a reconhece como a doença infecciosa de maior mortalidade no mundo, superando o HIV e a malária juntos. (Boletim Epidemiológico no. 8, Ministério da Saúde, 2017). Observe os gráficos abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) falso para as seguintes alternativas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
(F) O maior número de casos de tuberculose em 2015 foi encontrado no Amazonas, no entanto este estado apresentava uma reduzida proporção de população privada de liberdade entre os casos da doença neste mesmo ano.
(F) Em 2015, o Brasil apresentava 8,3% da população em situação de privação de liberdade (PPL). Neste grupo, a tuberculose é uma doença muito prevalente, principalmente nos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
(F) No Estado do Piauí apenas 1,6% da população encontra-se privada de liberdade.
(V) No Estado do Rio de Janeiro, em 2015, aproximadamente 7% da população privada de liberdade (PPL) tinha o diagnóstico de tuberculose.
(V) O coeficiente de incidência de tuberculose representa o risco de adoecimento pela doença em determinado local e período. Em 2015, o Estado do Rio de Janeiro apresentava a segunda maior taxa de incidência por tuberculose no Brasil.
Explicação: