Filosofia, perguntado por arthur112795, 9 meses atrás

79-Leia os textos a seguir.
Só você não viu
Mas ela entrou, entrou com tudo
Naquele antro, naquele antro sujo
No luminoso estava escrito:
“Diversões eletrônicas”
Arrigo Barnabé. “Diversões eletrônicas”. Clara Crocodilo.
São Paulo: Thanx God Records, 1980.
Na medida em que a pressão do sistema obrigou todo produto a
utilizar a técnica da publicidade, esta invadiu o idioma, o “estilo”,
da indústria cultural. Sua vitória é tão completa que ela sequer
precisa ficar explícita nas posições decisivas: os edifícios monumentais das maiores firmas, publicidade petrificada sob a luz
dos holofotes, estão livres de reclames publicitários e exibem no
melhor dos casos em suas ameias, brilhando lapidarmente e dispensadas do autoelogio, as iniciais da firma. Ao contrário, os prédios que sobrevivem do século dezenove e cuja arquitetura ainda
revela vergonhosamente a utilidade como bem de consumo,
ou seja, sua finalidade habitacional, estão recobertos do andar
térreo ao telhado de painéis e anúncios luminosos; a paisagem
torna-se um mero pano de fundo para letreiros e logotipos.
Theodor Adorno; Max Horkheimer. Dialética do
esclarecimento: fragmentos filosóficos (1947).
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985. p. 152.
Separados por pouco mais de trinta anos, a canção e o fragmento filosófico aludem a determinadas transformações do
visual das cidades. Com base nos textos e em seus conhecimentos, pode-se dizer que essas mudanças:
a) dão-se uniformemente por toda a cidade, tornando-a
cada vez mais parecida em suas várias regiões.
b) remetem ao avanço da indústria do entretenimento, que
procura convocar seus consumidores, com recurso à propaganda espalhada pelo espaço urbano.
c) têm por finalidade central fazer a propaganda do valor de
uso dos prédios, indicando os locais onde há vagas habitacionais disponíveis.
d) ligam-se ao comércio informal e às formas escusas de entretenimento na periferia das cidades, que estão habitualmente apartadas do intercâmbio legal de mercadorias,
característico dos centros.
e) estão ligadas à modernização das formas de diversão:
não ocorrem significativamente na história urbana antes
da generalização dos meios eletrônicos de entretenimento, como o video game e o fliperama.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafamota16
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

O texto faz referência ao termo "indústria cultura", conceituado por Adorno

Perguntas interessantes